Agrotóxico da Monsanto causa morte de células do rim

Idioma Portugués

Cientistas da Universidade de Caen (França), denunciam maleficios para saude humana provocados pelos agrotoicos da Monsanto, que sao combinados com sementes transgenicas.

O 'pesticida' da Mon­santo conhecido como Bt nao esta apenas desenvolvendo insetos mutantes e exigindo o uso excessivo de pesticida, mas novas descobertas revelaram que esta tambem matando células do rim humano - mesmo em dosagens baixas. Por incrivel que pareça, criador de super pragas Roundup ready da Monsanto, tem tambem o mesmo efeito. O cientistas demonstraram em uma nova pesquisa que o pesticida Bt, e o herbicida Roundup com record em vendas, exibem toxicidade direta para as células humanas. Essa descoberta se junta a longa lista de efeitos danosos apresentados pelas criaçoes ge­net­i­camente modificadas da Monsanto.

Essas perigosas culturas Bt atualmente dominam 39% das culturas trangenicas no globo, e a Monsanto nao parece estar reduzindo a sua campanha para expandir o uso. Liderado por Gilles-Eric Séralini, da Univesidade de Caen, Séralini e seu time sao experientes conhecedores dos efeitos toxicos do Bt e do glyphosato — o principal componente usado no Roundup. Previamente, Séralini e um grupo de outros cientistas descobriram que o Roundup esta ligado a infertilidade, e a morte de células testiculares em ratos. O relatorio estabelecia que entre 1 e 48 horas da exposiçao, as células testiculares de ratos maduros ou estavam danificadas ou mortas.

Em somente 100 partes por milhao (ppm), o biopesticida da Monsanto levava a morte celular. Além disso, eles descobriram que o Roundup a 57.2ppm matou metade da populaçao de celulas - o que esta 200 vezes abaixo do uso feito pela agricultura. Isso causa preocupaçao ja que os pesquisadores haviam previamente detectado que o Roundup estava acima dos limites de quantificaçao em 41% das 140 amostras de agua subterranes obtidas na Catalunia, Espanha. Mesmo em pequenas doses, a pesquisa indicou que o Roundup parecia estar assaltando a sua biologia.

Tambem foi divulgado que o Roundup esta danificando outras formas de vida alem dos humanos, causnado um decréscimo na populaçao de borboletas monarca por estar matando as plantas que as borboletas usam para seu habitat e alimento. Um estudo de 2011 publicado no jor­nal Conservaçao de In­setos e Di­ver­sidade revelou que o aumento do uso do milho e da soja Roundup Ready geneticamente modificados esta contribuindo significativamente para o declinio da populaçao de borboletas monarca na América do Norte devido a destruiçao da ervaleite .

A evidencia de que o biopesticida da Monsanto e o Roundup estao perturbando a natureza e a segurança humana é clara, mas mesmo assim, pouco foi feito a respeito. Mesmo o EPA esta sendo bombardeado com chamados para açao, e 22 aca­d­e­micos especialistas em milho estao agora advertindo a EPA que as culturas trangenicas estao destruindo o futuro da produçao agrícola. Quando a gigante corporaçao Monsanto vai ser responsabilizada pelas devastaçao de suas criaçoes?

Fuente: Nation of Change

Temas: Agrotóxicos

Comentarios