Brasil - Virada Climática Verão 2016: Precisamos falar sobre as mudanças no clima

Idioma Portugués
País Brasil

Se você percebeu que algo está diferente no clima, saiba que essas alterações radicais são resultado do aquecimento global causado pela exploração e queima dos combustíveis fósseis.

Não olhe agora, mas o inverno ainda não acabou. Estamos no meio da primavera e a sensação é de que ela não começou de verdade. O verão se aproxima e as temperaturas já estão nas alturas com as chuvas cada vez mais torrenciais, violentas e causando grandes enchentes e estragos. Em outros, a seca persiste e agrava a crise no abastecimento.

Para debater esses e outros impactos das mudanças climáticas na nossa vida, acontece em Curitiba no próximo domingo, 6 de novembro, a Virada Climática – Especial COP 22 no Parque São Lourenço.

Em sua quinta edição, o evento promovido pela 350.org Brasil, Fundação Internacional Arayara, Instituto Lixo Zero e COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida – coincidirá com a realização da COP 22, a Conferência das Partes de mudanças climáticas que acontece de 07 a 18 de novembro, em Marrakesh, Marrocos, e que será a primeira após o tão falado acordo de Paris.O evento conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultura de Curitiba, Cáritas Paraná, Rede Paranaense Evangélica de Ação Social (Repas), Movimento Urbano Socio Ambiental (Musa), Amigo Animal e Nação Pachamama, entre outros.

“Ao mesmo tempo que alertamos sobre as causas e efeitos do aquecimento global, vamos também promover uma vigília para mandar energias positivas para os atingidos pelas catástrofes climáticas. Como ação efetiva, devemos estar informados e mobilizados para pressionar os gestores públicos a investir em energias renováveis, seguras e 100% limpas”, afirma a Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora da 350.org Brasil e América Latina e coordenadora nacional da COESUS.

O objetivo desta edição especial da Virada Climática é chamar a atenção da sociedade para a importância de exigirmos dos governantes políticas públicas para diminuir as emissões dos gases de efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono (CO2) gerado a partir da queima do petróleo, carvão e gás, para contermos o aquecimento global que provoca as mudanças climáticas. Também será uma importante oportunidade para falarmos do fraturamento hidráulico, tecnologia altamente poluente usada para extração do gás de xisto, o metano (CH4), do subsolo conhecida como Fracking, e que o governo quer implantar no Brasil. Associados, os dois gases de efeito estufa estão contribuindo para o aquecimento do planeta e impondo a populações do mundo todo os efeitos devastadores das mudanças climáticas.

Para Juliano Bueno de Araujo, o coordenador de Campanhas Climáticas da 350.org Brasil e fundador da COESUS, “o objetivo é promover uma corrente em torno da construção de um mundo sustentável, com atitudes coletivas e justiça climática, oferecendo alternativas saudáveis para o corpo e a alma e para o planeta”.

Programação:

Mudanças Climáticas – Informações sobre as causas e impactos através de informativos e exibição de vídeos e documentários

Fracking – Roda de conversa sobre o fraturamento hidráulico, técnica altamente poluente para exploração do gás de xisto do subsolo para liberar o metano, gás de efeito estufa.

Lixo Zero – Roda de conversa “Caminhos para Curitiba se tornar Lixo Zero”

Atividades culturais – Haverá muita música com bandas paranaenses Cecéu da Viola, Nego Blue e Boogie Jump Blues Band

Práticas de Saúde – Técnicas para relaxamento, Yoga, Meditação, Tai Chi Chuan e Reiki

Alimentação e produtos orgânicos – Venda de alimentos no local e produtos orgânicos

Compostagem – Técnicas para compostagem e hortas urbanas

Amigo Animal – Feira de doações e exposição de produtos

Feira de trocas – Cada pessoa pode levar o que pode servir de escambo

A programação está sujeita a alterações.

Informações:

Osvaldo Mishima

(41)- 9818-8614 osvaldo@naofrackingbrasil.com.br

Andressa Carvalheiro

(41) 9678-4433 andressacavalheiro.design@gmail.com

Fonte: Não Fracking Brasil

Temas: Crisis climática, Petróleo

Comentarios