Brasil: 1300 famílias foram despejadas em uma semana

Idioma Portugués
País Brasil

O Vozes da Terra, boletim semanal de rádio do MST, apresenta neste programa a série de despejos que aconteceram nesta semana em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão. No Rio de Janeiro, os trabalhadores podem ser expulsos a qualquer momento. No total, mais de 1300 famílias já foram despejadas

Em Pernambuco, 900 famílias foram despejadas com a reintegração de posse no Engenho São João, no município de São Lourenço da Mata. A operação da Polícia Militar aconteceu durante a madrugada de quarta-feira, dia 6 de junho.

No Maranhão, 300 famílias que ocupavam a fazenda Santa Maria, no município de Porto Franco, foram obrigadas pela justiça a deixar a área. Segundo o MST do estado, a superintendência do Incra é incompetente na desapropriação de terras na região. Por isso, os trabalhadores rurais ocuparam, na noite de quinta feira, dia 7 de julho, a sede regional do Incra, na cidade de Imperatriz.

No Rio Grande do Norte, 100 famílias foram despejadas em ação violenta da polícia Militar, no município de Ceará Mirim. Os policiais usaram métodos violentos contra as famílias do Acampamento Florestan Fernandes. Diversos trabalhadores foram espancados e dois deles foram levados ao pronto socorro local desmaiados.

No Rio de Janeiro, as 200 famílias dos acampamentos do Mário Lago e Oziel Alves podem ser despejadas a qualquer momento. O clima no local é tenso. Manuel dos Santos, trabalhador sem terra do acampamento Oziel Alves foi assassinado na segunda-feira em uma emboscada.

Despejos

O entrevistado é o secretário-geral da Comissão Pastoral da Terra, Antônio Canuto.

Audio da Entrevista

Vozes da Terra é o programa de rádio desenvolvido pelo Setor de Comunicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Comentarios