Brasil: 2ª Feira Nacional da Reforma Agrária traz toneladas de alimentos saudáveis para São Paulo

Idioma Portugués
País Brasil

“Vamos dialogar com o público presente sobre o campo, a produção saudável e os assentamentos da reforma agrária a partir das experiências que estamos tendo nos estados, dentro dos assentamentos, onde direcionamos essa questão da produção de alimentos limpos, sem veneno e diversificados".

Entre os dias 4 e 7/05, mais de 800 agricultores vindos de todas as regiões do país realizam no Parque da Água Branca, em São Paulo, a 2ª Feira Nacional da Reforma Agrária. Com o evento, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), materializa para a sociedade paulistana o resultado das lutas realizadas ao longo dos anos, apresentando alimentos saudáveis para a mesa da população.

A produção de assentamentos e acampamentos organizados pelo Movimento representa um contraponto ao atual modelo de agricultura. Enquanto que o modelo do agronegócio privilegia o lucro e envenena o meio ambiente e a população, a proposta da comida comercializada pelo MST é alimentar as famílias do campo e da cidade, possibilitando uma vida mais saudável.

“Vamos dialogar com o público presente sobre o campo, a produção saudável e os assentamentos da reforma agrária a partir das experiências que estamos tendo nos estados, dentro dos assentamentos, onde direcionamos essa questão da produção de alimentos limpos, sem veneno e diversificados tanto para as famílias assentadas, como para a sociedade”, conta Milton Farnazieri, da coordenação nacional do MST.

Para realizar este momento de confraternização e celebração da fartura de alimentos entre campo e cidade uma diversidade de programações acompanham a comercialização feita pelos agricultores. Um Festival de Cultura Popular traz ao palco principal da Feira, de forma gratuita, nomes conhecidos do público como Tulipa Ruiz, Tico Santa Cruz, o forrozeiro Targino Gondim e a cantora Liniker e os Caramelows.

Ainda constam na programação feiras literária e de troca de sementes, seminários de formação sócio-política e uma praça de alimentação com o melhor das culinárias regionais de todo país (até da Amazônia!), no
espaço Culinária da Terra.

Um verdadeiro festival de cultura:

Para acompanhar essa fartura vinda das roças, a celebração tem que ser à altura: muita música, rodas de capoeira, feira literária, culinária típica das diferentes regiões, teatro, cirandas infantis e o melhor, tudo de graça!

O evento recebe nomes já consagrados: Emicida, Tulipa Ruiz, Targino Gondim, Tico Santa Cruz e Chico César. O Palco da Arena e o Palco Culinária da Terra também são espaços abertos a novos expoentes da música popular e independente, das batucadas do samba e do coco à moda de viola, tão popular entre os trabalhadores rurais.

Além das programações de shows nos palcos da 2ª Feira Nacional da Reforma Agrária, os visitantes são convidados a conhecerem a Feira Literária, espaço de publicações em poesia e prosa, mas que traz também livros de cunho político-filosófico. Culinária da Terra, por sua vez, é uma praça de alimentação no meio da Feira com quitutes de todas as regiões: pato no tucupi, acarajé, arroz carreteiro, galinha com pequi e outras delícias.

“Queremos tornar todo esse espaço colorido, poético, vivo, belo, para trazer à tona essa necessidade de humanização. A cultura popular é ao mesmo tempo a arena e a ferramenta do diálogo entre o campo e a cidade. A feira se torna um grande encontro, um espaço de trocas culturais que mistura arte e política para celebrar a vida, a luta e a diversidade do povo brasileiro", reflete Carla Loop, da coordenação do MST.

"É o encontro da viola, do RAP, do teatro, de fazer samba, poesia e dançar forró para alimentar a necessidade de mudanças e enfrentar os desafios deste momento político que estamos. Portanto reafirmamos o convite para celebrarmos o encontro do campo e da cidade com muita fartura e festividade”, arremata.

A programação político-cultural conta também com seminários. O seminário “Alimentação Saudável – um direito de todos e todas” recebe as palestrantes Bela Gil, Letícia Sabatela, o ex-ministro da saúde Alexandre Padilha, o ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica e o coordenador do MST, João Pedro Stédile.

Confira a programação detalhada: Aqui

Serviço:

O que : 2ª Feira Nacional da Reforma Agrária.

Quando : Entre 4 e 7 de maio , de 6h às 22h.

Onde : Parque da Água Branca, próximo à estação Barra Funda, em São Paulo.

Acesso Gratuito

Fonte e imagen: MST - Brasil

Temas: Soberanía alimentaria, Tierra, territorio y bienes comunes

Comentarios