Brasil: 4º Encontro da Jornada de Agroecologia

Idioma Portugués
País Brasil

Jornada já supera expectativa de público: reúne mais de 5.500 participantes. Dados sobre o modelo agrícola brasileiro são assustadores

O 4º Encontro da Jornada de Agroecologia, que acontece em Cascavel, Oeste do Paraná, já reúne mais de 5.500 participantes, entre agricultores familiares, camponeses, técnicos e acadêmicos. A expectativa das cerca de 20 entidades promotoras do evento é de que a meta de 6 mil participantes seja facilmente ultrapassada com a chegada de novas caravanas durante este segundo dia. A Jornada encerra no sábado (28/05), em ato público que contará com a presença do governador Roberto Requião e com representantes do governo federal.

Já estão em Cascavel caravanas vindas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além das delegações estrangeiras: da Itália, da República Basca, do Paraguai, da Argentina e do México. Entre as organizações internacionais presentes estão a Via Campesina, o Greenpeace e a WWF Brasil. Acadêmicos de diversas universidades brasileiras também participam da organização do evento e de oficinas temáticas de agroecologia, ligadas aos cursos de Agronomia, Zootecnia, Botânica e Zoologia. É o caso de professores e estudantes das universidades estaduais de Maringá (UEM), Londrina (UEL) e Cascavel (Unioeste), bem como das federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), Santa Catarina (UFSC) e Paraná (UFPR).

No primeiro dia, uma grande caminhada dos participantes da jornada ganhou as ruas de Cascavel por cerca dos cinco quilômetros que separam a praça da Igreja Matriz do Centro de Convenções e Eventos da cidade. Ao longo da marcha, os agricultores entregaram cerca de dez toneladas de frutas cítricas orgânicas (tangerinas e laranjas) à população de Cascavel. Participaram da abertura oficial do Encontro a deputada estadual Luciana Rafagnin, que é presidente da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa do Paraná, o superintendente regional do Incra, Celso Lacerda, e um representante da prefeitura municipal. Desde ontem, acontece uma feira de alimentos agroecológicos e de artesanatos da agricultura familiar e dos assentamentos de reforma agrária.

O segundo dia começou com a palestra de Sílvia Ribeiro, ambientalista mexicana ligada aos direitos de agricultores e índios no seu país e com o depoimento emocionante de Wilfred Mendonza, representante dos povos indígenas zapatecas do México.

Graves diferenças – O pesquisador e coordenador da AOPA — Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia —, Paulo Mayer, denunciou, ontem, no 4º Encontro da Jornada de Agroecologia números de pesquisa do PNUD que retratam as diferenças consideráveis entre os modelos tecnológicos para a agricultura brasileira: um é o do agronegócio e o outro o da agricultura familiar. Segundo Mayer, as propriedades com mais de 200 hectares representam apenas 5,3% dos estabelecimentos rurais existentes, ocupam mais de 70% da área agrícola do país e utilizam apenas 12,7% da mão-de-obra ocupada no setor. No extremo oposto desse quadro está o modelo de desenvolvimento pautado na agricultura familiar, que abriga 93,8% dos estabelecimentos rurais, ocupa 29% de área e, nesse espaço, emprega 87,3% de toda a mão-de-obra dedicada à agricultura. Ainda, a agricultura familiar é responsável por 67% da produção de feijão, 59% de suínos, 52% da produção de leite e 49% do milho. A cada ano, 90 mil estabelecimentos agrícolas deixam de existir no Brasil e, desses, estima-se que 97% sejam familiares.

Outros dados apresentados por Mayer, que chamaram a atenção dos participantes do Encontro da Jornada de Agroecologia, dizem respeito à erosão provocada pela produção extensiva de soja no país. Segundo ele, para cada quilo de soja produzido no país, perde-se 20 toneladas de solo por hectare/ano. O dado é obtido por medição em lavouras de vários tipos (inclinações) com coletores colocados nas margens dos rios (caixas d’água). A terra que fica depositada no fundo desses coletores indica a erosão do solo naquele local. Paulo Mayer lembra que na Bacia do Prata, na Argentina — formado pela junção dos rios Uruguai e Paraná —, existe um banco de solo sobre o mar com 250 Km de raio. “A agroecologia é a base científica da produção sustentável de alimentos, ou seja, do modo ambiental, econômico, social e culturalmente correto de produção. Essa base ecológica nos apresenta a capacidade de reprodução da vida, do ambiente e da natureza, que vem sendo desmontada pelo modelo tecnológico do agronegócio e da concentração de renda”, diz o coordenador da AOPA. “O 4º Encontro da Jornada de Agroecologia discute propostas de políticas públicas voltadas para corrigir esse rumo equivocado tomado pelos governos passados”, finaliza.

Cascavel, PR
26/05/2005

Jornalista: Thea Tavares (MTb 3207-PR)
Assessoria de Imprensa da Jornada: (45) 3229-5943 / 3227-1458 / 3227-5616, com as jornalistas Aline, Cássia, Raquel, Solange ou Thea.
Celulares da Assessoria: (41) 8815-5320, com Aline Gonçalves / (41) 8421-7992, com Cássia Morgana Faxina / (41) 9967-0739, com Raquel Maria Zolnier / (41) 9658-7588, com Thea Tavares / (41) 9615-9117, com Joaquim Eduardo Madruga (Joka).

Maiores informações, na internet: www.jornadadeagroecologia.com.br

Comentarios