Brasil: A diversidade produtiva das mulheres do MPA, o livro escrito pelas das camponesas

Por MPA
Idioma Portugués
País Brasil

Nesta tarde, 30 de março, as mulheres camponesas do MPA realizaram o lançamento do livro, “A Diversidade Produtiva das Mulheres do MPA”, na Universidade Federal Rural do Pernambuco – UFRPE, Recife.

Escrito pelas mãos das camponesas do MPA, a obra reúne relatos sobre diferentes experiências produtivas de mulheres camponesas organizadas no movimento em diferentes regiões do País, ilustrando o processo de resistência, a diversidade produtiva e o protagonismo das mulheres nos aspectos produtivo, econômico, político e social.

Para Jozelita Tavares, uma das organizadoras do livro, “ele nasce da necessidade de organizar e visibilizar o trabalho das mulheres do MPA”. O qual teve por objetivo principal, “fortalecer a organização produtiva de mulheres trabalhadoras rurais, por meio das capacitações em comercialização, processamento, gestão da produção familiar e a inclusão das agricultoras nos processos de desenvolvimento em 17 estados”, reforça a camponesa.

A obra está organizada em três partes: A trajetória histórica das mulheres no MPA e sua participação na construção do Plano Camponês; As mãos das mulheres na construção do Plano Camponês; e, As camponesas e suas reflexões. Cada uma delas foi apresentada durante o lançamento, encantando os presentes com a riqueza do conteúdo e também da diversidade, revelados pelo desafio que as mulheres camponesas do MPA assumiram em ‘por no papel’ e escrever elas mesmas suas experiências.

Em seu conjunto e na diversidade de questões que traz à tona, o livro revela um painel amplo das condições de vida e resistência de grupos de mulheres que procuram questionar um cotidiano herdado e reconstruí-lo em bases novas. Tratando-se, antes de mais nada, de um enorme esforço de valorização do papel das mulheres e de um projeto político, quer no espaço produtivo, quer nas atividades organizativas e políticas, mostrando o protagonismo que vem se constituindo em torno das lutas por afirmação de identidade e de direitos.

O lançamento do livro é realizado durante o V Seminário Ater, Feminismo e Agroecologia e o II Seminário Mulheres e Agroecologia, realizado pela Diretória de Políticas Públicas para Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e pela UFRPE, em Recife-PE.

Fonte e foto: Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)

Temas: Feminismo y luchas de las Mujeres, Movimientos campesinos

Comentarios