Brasil: Alerta aos atingidos por barragens

Por MAB
Idioma Portugués
País Brasil

Frente ao atual momento extremamente delicado, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) convoca todos atingidos e atingidas por barragens no Brasil para se manterem em permanente alerta e em luta.

Em meio à crise do capitalismo, as classes mais ricas estão colocando em curso um plano que tem como objetivo tomar os recursos naturais do povo brasileiro, reduzir o ganho dos trabalhadores para explorar mais, privatizar empresas públicas e retirar direitos do povo.

Fica cada vez mais claro que estão violando a constituição, agindo na ilegalidade e criando um “estado de exceção” para perseguir a luta da classe trabalhadora e criminalizar as lideranças populares. Não temos dúvida que está em curso um golpe contra a democracia e contra o povo, que envolve empresários, mídia, judiciário e a direita com apoio de setores do imperialismo.

O ataque aos trabalhadores e trabalhadoras tem se intensificado nos últimos dias. Assassinatos, prisões, ameaças, “denúncias” e perseguição política estão se tornando cada vez mais intensos.

A direita fará de tudo para seguir adiante com seu plano de golpe. Nada devem ser descartados, inclusive, atos criminosos e de sabotagens, para dar legitimidade a seus planos.

O judiciário, em especial as polícias, tem agido cada vez mais como “polícia política” para atacar os trabalhadores e proteger a classe rica.

Os atingidos por barragens, por enfrentar grupos poderosos de empresas internacionais e por denunciar o alto preço da energia elétrica, será foco de perseguição cada vez maior. As lideranças populares devem seguir firmes na luta contra todos os atos de injustiças e autoritarismo.

Devemos seguir atentos e tomar todas as medidas de proteção contra os ataques do capital. Devemos intensificar o trabalho junto ao povo. Colocar força na construção das lutas conjuntas. Neste momento, colocar esforço para construir grandes lutas dos trabalhadores e trabalhadoras no dia 18.

Nossa luta é justa, legítima e necessária. É por lutarmos por justiça e liberdade do povo contra a opressão do capital, que seremos sempre vitoriosos.

Fonte e foto: Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

Temas: Crisis capitalista / Alternativas de los pueblos

Comentarios