Brasil: CTNBio libera teste com cana transgênica

Idioma Portugués
País Brasil

A CTNBio autorizou esta semana a realização do primeiro testes de campo com uma variedade de cana transgênica desenvolvida por duas empresas brasileiras: Alellyx e CanaVialis

A nova lei de Biossegurança, por bem ou por mal, criou uma nova CTNBio. A velha só existia por uma Medida Provisória do FHC, revogada pela nova lei, em março. A relação dos membros da CTNBio não está mais aqui

Mas a velha CTNBio, por bem ou por mal, com sua mesma velha empáfia, continuou até o último momento tomando suas decisões transgênicas até a promulgação da nova lei no 24/03/2005.

No dia 17 de março, por exemplo, ela liberou o plantio experimental de uma cana transgênica. Isto, segundo as agências de notícias DowJones e Terra, replicadas pelo MCT - que manda na CTNBio -, pelo Estadão, CIB, etc. A notícia que está aqui não é release; é da agência Terra.

O Extrato do Parecer, porém, foi publicado sem alarde aqui

David Hathaway

*****

CTNBio libera teste com cana transgênica

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) autorizou esta semana a realização do primeiro testes de campo com uma variedade de cana transgênica desenvolvida por duas empresas brasileiras: Alellyx e CanaVialis.

A planta foi geneticamente modificada para ser resistente ao mosaico da cana. Para isso, recebeu um gene retirado do próprio vírus causador da doença. "Funciona como uma vacina. Só que ela já vem embutida no genoma da planta", diz o diretor-técnico comercial da CanaVialis, Hideto Arizono.

O projeto trabalha com uma variedade adaptada para o Paraná, muito produtiva, que teve, porém, de ser aposentada na década de 70 por causa do mosaico.

O Estado de São Paulo, Brasil, 6-4-05

Comentarios