Brasil: Camponesas Realizam Lançamento Do Livro Diversidade Produtiva Do MPA

Por MPA
Idioma Portugués
País Brasil

Na noite do dia 13, as mulheres camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores, realizaram o lançamento do livro “Diversidade Produtiva das Mulheres do MPA”, durante a Plenária da Via Campesina-Brasil que ocorreu em Luziânia-GO entre os dias 13 e 14 de fevereiro de 2017.

Escrito pelas mãos das camponesas do Movimento, a obra reúne relatos sobre diferentes experiências produtivas de mulheres camponesas organizadas no movimento em diferentes regiões do país, ilustrando o processo de resistência, a diversidade produtiva e o protagonismo das mulheres nos aspectos produtivo, econômico, político e social. Como destaca Jozelita Tavares, uma das organizadoras do livro:

“Ele foi pensado e contruído pela mulheres com o intuíto de internalizar o que temos feitos e o que estamos fazendo com as experiências produtivas nos recantos desse nosso país, mostrando os processo de resitências e as transformações que sinalizam o reordenamento, principalmente das questões produtiva, assim como, a busca por alternativas criativas que as mulheres tem construindo ao longo de suas experiências vivenciadas”.

Na oportunidade se fizeram presentes representantes de todas as organizações que compõe a Via Campesina-Brasil. Foto: MPA

Em seu conjunto e na diversidade de questões que traz à tona, o livro revela um painel amplo das condições de vida e resistência de grupos de mulheres que procuram questionar um cotidiano herdado e reconstruí-lo em bases novas. Tratando-se, antes de mais nada, de um enorme esforço de valorização do papel das mulheres e de um projeto político, quer no espaço produtivo, quer nas atividades organizativas e políticas, mostrando o protagonismo que vem se constituindo em torno das lutas por afirmação de identidade e de direitos.

“A conjuntura nos inpulsina há estamos mais firmes e fortes na luta pela defesa dos direitos das mulheres e pelas Soberanias e neste conjunto, de socialização as experienncias das mulhres camponesas dos Estados é que compartilhamos com os demais movimentos da Via Campesina mais essa ferramenta de estudo para nos fortalecer quanto movimento que luta pela vida. Fazer isso durante a plenária da Via Campesina é uma forma, também, de publizar o livro que acabamos de construir”, afirma Jozelita.

- Foto por MPA.

Fonte: CLOC - Vía Campesina

Temas: Feminismo y luchas de las Mujeres

Comentarios