Brasil: Camponeses/as constroem experiencia de arroz agroecologico na regiao do baixo Sao Francisco

Por MPA
Idioma Portugués
País Brasil

Em 2015 o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) inicia seu plano de expansão na região do baixo São Francisco, trabalho construindo em parceria com a Cáritas Diocesana, na comunidade São Miguel no município de Propriá (SE). Os camponeses e camponesas, juntamente com o Padre Isaias consolidam o Núcleo de Base, tendo como discussão central o modelo de agricultura local, onde o central é o plantio de arroz irrigado.

A rizicultura na região é um grandes desafios a ser enfrentado nos próximo período, envolvendo diversas questões entre elas: uso de veneno, água, armazenamento, comercialização, sementes, enfim, a organização do sistema camponês de produção.

Na busca por construir alternativas de produção, o núcleo de base decidiu realizar uma experiência de arroz agroecológico no estado. A experiência é construída com e por diversas mãos, a família camponesas de seu Wilson cedeu um hectare de terra que garantiu realizar o experimento, a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre – RS, contribuiu com as sementes de arroz, variedade Cateto, o núcleo de agroecológica da Embrapa Tabuleiro Costeiro e a coordenação do Perímetro Pindoba, com equipamento e transporte para viabilizar adubação aração do solo. Então a experiência começa a ganhar formas, cores em forma de mutirão neste ano de 2016, com o trabalho diário dos camponeses e camponesas do núcleo que são os grandes guardião dessa experiência.

Para MPA e a Caritas Diocesana, esse momento como mais um passo dado na luta e resistência do povo do Baixo São Francisco. Que a experiência do arroz seja mais um dos elementos para construção da autonomia camponesas, tem sido a motivação de todos envolvidos na experiência.

Por Comunicação MPA

Fuente: MPA

Temas: Agroecología

Comentarios