Brasil: Defensores das sementes terminator não se reelegem

Idioma Portugués
País Brasil

O Dep. Cândido Vaccarezza – PT/SP, autor do PL 5575/2009, que legalizaria o uso de sementes terminator e outros GURTs (tecnologias genéticas de restrição de uso) no Brasil, não foi re-eleito à Câmara dos Deputados.

Ficou em 104º lugar no rol dos candidatos, e a legenda do PT paulista não foi suficiente para puxá-lo de volta para o Parlamento. (Quem sabe arruma um bico na prefeitura de SP.)

Assim termina, digamos assim, seu projeto Terminator. Ficará arquivado na virada da nova legislatura, sendo que só o próprio autor poderia desarquivá-lo (ele, aliás, já fez isso uma vez em março de 2011).

Já o Dep. Eduardo Sciarra - PSD/PR, autor do PL 268/2007 que vai no mesmo sentido do PL de Vaccarezza (legalizando GURTs para “sementes de plantasbiorreatores“), nem sequer disputou a reeleição em 2014. Ele também, portanto, não estará mais na Casa para desarquivar seu PL, como fez em 2011. (Coordenou a campanha vitoriosa de Beto Richa no PR, assim certamente não ficará à toa.)

Outro PL que preocupava era o da Dep. Rose de Freitas (PL 2325/2007), que emendaria a Lei de Cultivares no sentido de exigir a autorização do titular para a comercialização do produto da colheita, inclusive plantas inteiras ou suas partes. Ela concorreu e foi eleita Senadora pelo ES, e seu PL também será automaticamente arquivado.

Já o deputado tucano Mendes Thame, que propõe PL (4961/2005) para liberar o patenteamento de seres vivos, ficou em 71º lugar, dos 70 deputados federais que São Paulo elege.

Nada disso impede que outros apresentem novos PLs no mesmo sentido.

Mas essas páginas em particular estão viradas.
Fuente: Em Pratos Limpos

Temas: Agrotóxicos, Semillas

Comentarios