Brasil: Dois acampamentos do MST são atacados a tiros nas últimas 24 horas

Idioma Portugués
País Brasil

No Paraná mais de 30 tiros foram disparados contra os Sem Terra do Acampamento Herdeiros da Terra de 1º Maio, em Rio Bonito do Iguaçu na madrugada desta quarta-feira (26), mais de 20 homens armados dispararam na entrada do acampamento contra os trabalhadores. Ninguém ficou ferido.

Informações apontam que há poucos dias a Araupel contratou seguranças, e que esses estavam ameaçando os acampados.

Os Sem Terra fizeram o boletim de ocorrência e aguardam apuração imediata do caso. Em nota a direção estadual diz "que espera que medidas sejam tomadas com urgência para garantir a proteção dos Sem Terra e a punição dos executores e mandantes do atentado.

Já no Maranhão cerca de 20 homens armados atacaram o acampamento Egidio Brunetto, em Amarante do Maranhão na manhã desta quarta-feira (26),
As primeiras informações dão conta de que a milícia é comandada por Elenice Murta, proprietária da área e por outros fazendeiros da região.

Segundo a direção estadual do MST, "os trabalhadores foram feitos reféns e alguns espancados. Os barracos foram incendiados e parte do acampamento destruído".
Há ainda dois Sem Terra que desaparecem após o ataque.

As ameaças começaram na segunda-feira (20), quando os mesmos homens invadiram o local e sob forte pressão definiram a próxima quarta-feira (1) como prazo limite para que as famílias desocupassem de forma "voluntária" e "pacifica" a área, sob a pena de serem retiradas à força.

O Movimento já entrou em contato com a Secretária de Segurança Pública do Estado e com a Comissão de Direitos Humanos.
Até o momento não há a informação sobre feridos.

Fonte: Comunicado del MST (ver sitio)

Temas: Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

Comentarios