Brasil: Famílias no Distrito Federal sofrem violento despejo

Idioma Portugués
País Brasil

Na tarde desta terça-feira (21), cerca de 60 famílias do Acampamento Zumbi dos Palmares, localizado no Gama-DF, sofreram duplo violento despejo. A Polícia Militar do Distrito Federal fez uso de balas de borracha e deteve quatro integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

O acampamento foi construído em 12 de fevereiro de 2016, em área desapropriada pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e terceiros. No entanto, um ocupante da Fazenda Engenho das Lajes entrou com uma ação na 1ª Vara do Gama solicitando a desapropriação da área, com a alegação de que a ocupação excedia os limites da área e adentrava na Fazenda Buritizão.

A alegação foi contestada em relatório pela Terracap. A Agência comprovou que o acampamento não estava localizado na Fazenda Boritzão ou mesmo na Engenho das Lajes. Ainda assim, a Juíza Adriana Maria de Freitas determinou o despejo dos acampados no dia 9 de março deste ano.

Para direcionar as famílias para região mais segura, na madrugada do dia 09 o grupo se deslocou para uma região a 4 quilômetros do Acampamento Zumbi dos Palmares. A PM, na manhã desta terça-feira, destruiu ambos acampamentos – o ocupado no ano de 2016 e o provisório. Neste último, fez uso de balas de borracha e bombas, o que dispersou as famílias presentes.

Integrantes do MST Edmilson Alves da Silva, David da Silva e Clarkson Souza foram detidos e levados para a Delegacia do Meio Ambiente no Departamento de Polícia Especializada sob alegação de esbulho e resistência. No final da noite os militantes foram liberados após assinar o Termo de comprometimento.

Diante do ocorrido, o MST denuncia a morosidade do Estado e afirma que a luta não pode parar e o processo de resistência será contínuo.

Fonte: MST - Brasil

Temas: Tierra, territorio y bienes comunes

Comentarios