Brasil: ISA e comunidades quilombolas promovem nova feira de sementes tradicionais

Idioma Portugués
País Brasil

Depois do sucesso da primeira edição da Feira de Troca de Sementes e Mudas das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira, realizada em dezembro do ano passado, a segunda edição promete reunir muitos participantes. A ideia é incentivar a troca entre as comunidades quilombolas para estimular a produção, melhoria e comercialização de sementes e mudas. Será em 11 de julho próximo, na Praça da Matriz, em Eldorado (SP).

Aberta à participação de todos, a segunda edição da Feira de Troca de Sementes e Mudas será no dia 11 de julho, um sábado, na Praça da Matriz de Eldorado, e terá início às 9h. A ideia é trocar sementes e mudas de variedades tradicionais, usadas na agricultura, como milho, feijão, arroz, mandioca, taiá, batata e frutas, entre outras. Dessa forma é possível difundi-las, preservá-las e conservá-las. A importância de utilizar sementes tradicionais tem três aspectos importantes: do ponto de vista técnico, adaptam-se melhor ao clima e às condições tecnológicas das comunidades; do ponto de vista econômico, valorizam os produtos locais; do ponto de vista político, promovem a independência e segurança alimentar, atendendo a reivindicação das comunidades de produzir, usar, melhorar, trocar e comercializar sementes livremente.

Como no ano passado haverá exposição de variedades de sementes e mudas e troca entre os quilombolas da região. As barracas também venderão produtos tradicionais das comunidades como arroz, feijão, artesanato, doces, mel entre outros.

Um almoço coletivo será servido aos participantes e aos visitantes com um cardápio utilizará produtos e ingredientes naturais do Vale do Ribeira.

Paralelamente à feira haverá apresentações culturais, entre as quais a dança do fandango da comunidade de Morro Seco; as cantigas das comunidades de Pedro Cubas e Ivaporunduva; e a roda de capoeira organizada pela comunidade de Mandira, aberta aos visitantes que jogam.

Prestigie!

Para obter mais informações fale com a Silvani ou com o Luca no telefone (13) 3871-1697 ou por email - ti.ot.siam@illenaf.acul

Fuente: Instituto Socioambiental

Temas: Semillas

Comentarios