Brasil: Ibama suspende autorização da Anglo para operar duto após 2º vazamento

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) suspendeu a autorização para a mineradora Anglo American operar seu mineroduto, que liga Minas Gerais ao litoral do Rio de Janeiro.

No ofício encaminhado à empresa, o Ibama comunica que o "mineroduto deverá interromper imediatamente as suas atividades, devendo requerer autorização deste instituto para voltar a operar".

A medida foi tomada nesta sexta-feira após um segundo vazamento na tubulação em Santo Antônio do Grama ocorrido na quinta-feira, por volta das 18h55. Para voltar a operar, a Anglo American terá de apresentar resultados de inspeção dos tubos e de laudo assinado por um especialista que ateste que a estrutura está integra e segura.

O Ibama também determinou que a empresa apresente em 48 horas um laudo com a descrição dos danos e as medidas tomadas. Em 12 de março, um rompimento na tubulação no mineroduto Minas-Rio dispersou cerca de 300 toneladas de polpa de minério de ferro por 25 minutos em um dos córregos da região.

Ontem, o vazamento teve duração de aproximadamente cinco minutos e foi estancado. Não houve feridos e as operações da empresa estão paralisadas.

A Anglo American comunicou ainda que o abastecimento de água na cidade não foi afetado, uma vez que a captação é feita pelo rio Salgado. "As autoridades e órgãos competentes foram avisados imediatamente após identificado o vazamento. A empresa está mobilizando todos os esforços para ação imediata de resposta ao incidente e, tão logo tenha mais informações, divulgará à sociedade", informou, em comunicado.

Fonte: Valor Economico

Temas: Minería

Comentarios