Brasil: Jornada de Agroecologia acontece em Cascavel

Idioma Portugués
País Brasil

O 4º Encontro da Jornada de Agroecologia acontece de 25 a 28 de maio no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, região Oeste do Paraná e a expectativa é de reunir seis mil pessoas, na sua maioria agricultores familiares e camponeses, além de técnicos e acadêmicos

O enfoque desta edição será a definição de políticas públicas voltadas para agroecologia, especialmente nas áreas de crédito rural, pesquisa, assistência técnica e extensão rural, agroindustrialização e educação para o campo, além daqueles ligados diretamente ao lema da Jornada: “Terra Livre de Transgênicos e Sem Agrotóxicos”. A Jornada de Agroecologia é uma articulação permanente de entidades ligadas ao campesinato — como o MST, a Comissão Pastoral da Terra (CPT-PR), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), das mulheres camponesas (MMC) e dos atingidos por barragens (MAB e CRABI) —, ao movimento sindical da agricultura familiar — como A Fetraf-Sul/CUT e os sindicatos de trabalhadores rurais —, às associações e cooperativas de produção (AOPA, CAPA, Rede Ecovida) e de crédito (Sistema Cresol), as ONG’s que atuam nestes setores, é o caso do Terra de Direitos, do Deser, da AS-PTA, da Assesoar, da Fundação Rureco, do Instituto Equipe e do IAF, e, também, ligadas aos fóruns microrregionais de entidades.

Programação – A abertura oficial do 4º Encontro da Jornada de Agroecologia acontecerá na quarta-feira (25/05), às 13h30, seguida de uma marcha dos participantes do evento pelas ruas da cidade de Cascavel, na qual será defendido o status do Paraná como uma referência em agroecologia e área livre de transgênicos. A Jornada quer cobrar, também, a aplicação da legislação brasileira, que determina que os alimentos geneticamente modificados ou que possuam mais de 1% de matéria-prima transgênica em sua composição sejam rotulados.

No segundo dia (26/05), os debates se darão em torno da análise do modelo atual de desenvolvimento, pautada no agronegócio, nas estratégias das grandes empresas transnacionais e no aumento desenfreado do desmatamento. Os palestrantes desse dia são Sílvia Ribeiro, da ONG ETC — Erosão, Tecnologia e Concentração —, com sede no Canadá e no México, que detém uma opinião crítica do monopólio da vida pelas empresas transnacionais, e João Pedro Stédile, representante do movimento internacional Via Campesina no Brasil e membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Acontecerão ainda dez oficinas temáticas e atividades culturais.

Na sexta-feira (27/05), acontecerão as formulações de propostas de políticas públicas para a agroecologia na agricultura familiar e, para isso, as palestras abordarão o conceito de agroecologia, o significado dessa proposta para a vida e sobre como enfrentar o monopólio das transnacionais dos trangênicos, dos agrotóxicos e, agora, da nanotecnologia. Cerca de 17 oficinas discutirão essas propostas de políticas públicas.

Entre os conferencistas desse dia estão o Secretário Nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Valter Bianchini, o cientista e ambientalista Sebastião Pinheiro e a agricultora e engenheira agrônoma, com doutorado em agroecologia, Ana Maria Primavesi. Esta última, é autora do livro “A Biocenose do Solo”, que foi motivo de perseguição política à autora pelo regime militar, no auge da Revolução Verde no Brasil, quando ela era professora da Universidade federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Hoje, a autora se dedica à agricultura ecológica no interior de São Paulo e viaja o mundo todo, proferindo palestras em universidades e fóruns de debate da agroecologia. Sua produção literária é muito reconhecida em toda a América Latina, a ponto de lhe render a cátedra Ana Primavesi na Universidade de Havana, em Cuba. Ela é, também, cidadã honorária do Paraná, com título conferido pela Assembléia Legislativa do Estado, a partir de proposição da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) por solicitação das entidades que compõem a Jornada de Agroecologia.

No sábado (28/05), último dia do encontro, acontecerá um grande ato de apresentação dessas propostas de políticas públicas formuladas pela Jornada. Estão previstas as participações do governador do estado, Roberto Requião, e dos ministros do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, e do Meio Ambiente, Marina Silva.

Jornalista: Thea Tavares (MTb 3207-PR)

Contatos: Na Fetraf-Sul/CUT: com Marcos Rochinski – (41) 8403-8057 ou Luis Pirin – (46) 9978-0253; - No MST: com Roberto Baggio ou José Maria Tardin – (41) 3324-7000 / 3322-7815; - Na CPT-PR: com Dionísio Vandressen – (41) 3224-7433 ou (42) 9916-8683; - Na Terra de Direitos: com Darci Frigo (41) 9987-4660, (41) 3232-4660 ou com Maria Rita Reis – (41) 9946-9512; No Fórum Oeste das Entidades: (45) 3227-6788, com Valdir Nez.

Maiores informações, na internet: Jornada de Agroecologia

Comentarios