Brasil: Mulheres Camponesas construindo o Feminismo Camponês e Popular

Idioma Portugués
País Brasil

Nos dias 20 a 22 de novembro de 2015 o Movimento de Mulheres Camponesas - MMC realizou em Luziânia/Goiás, o 1º Seminário Internacional, com o tema Feminismo Camponês e Popular. O objetivo do evento foi resgatar a práxis feminista a partir da historia de luta, de formação e de organização que emergem das experiências e vivenciasdas mulheres, aprofundando as elaborações teóricas trazidas pelas militantes camponesas.

O seminário trabalhou com 3 eixos:

 

1- Enfrentamento a violência praticada contra as mulheres - Os trabalhos apresentados trouxeram elementos sobre a gravidade da violência na vida das mulheres e como ela se rearticula na atualidade de forma ainda mais brutal. Apontou-se a necessidade de dar continuidade a esta luta construindo caminhos de solidariedade, de denuncia e de jamais calar-se frente a qualquer forma de violência, opressão e descriminação contra as mulheres.

 

2-Projeto de agricultura camponesa - As apresentações levantaram o tema da invisibilidade do trabalho das mulheres camponesas na produção. Em relação a divisão sexual do trabalho no campo, ocorre no espaço reprodutivo, sendo este obrigação para as mulheres e no trabalho produtivo como ajuda. Todo tempo e trabalho feito pelas mulheres é invisibilisado e não reconhecido como sua autonomia econômica. Outro aspecto constatado é que quando as mulheres não participam do processo de construção e efetivação das políticas públicas estas não contribuem para a sua emancipação.

 

3-Praticas feministas do MMC - O seminário permitiu fortalecer e reafirmar a necessidade identificada pelas mulheres quando da sua ousadia e sabedoria em construir um movimento autônomo de mulheres do campo.Demonstrouque somente a luta e organização coletiva das mulheres, a participação política e a busca da autonomia econômica é possível romper com os espaços de opressão,as relações de dominação nafamília, na comunidade e na sociedade.

 

Para o MMC o Feminismo Camponês e Popular se fundamenta na construção de novas relações igualitárias de poder entre homens e mulheres, destes com a natureza e com toda a humanidade. Exige enfrentamento ao sistema Capitalista, suaforma de expressão no campo o agronegócio, ao patriarcado e ao machismo. A luta de transformação da sociedade eliminando todas as formas de dominação humana ecompreendendo-nos como iguais na diversidade e parte desta casa comum.

 

Sem Feminismo
Não há Socialismo!!!

Fuente: MMC

Temas: Feminismo y luchas de las Mujeres

Comentarios