Brasil: No Pará, Via Campesina reafirma luta contra modelo adotado para o campo

Idioma Portugués
País Brasil

Objetivo do encontro que reuniu mais de 400 jovens é mostrar resistência contra o modelo imposto na agricultura brasileira.

Desde o último domingo (28), cerca de 400 camponeses da Via Campesina participam do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que acontece no Centro de Conversões de Belém, no Pará, para afirmar a Soberania Popular da Amazônia.

Para a Vía Campesina, o objetivo do encontro é mostrar resistência contra o modelo imposto na agricultura brasileira.

Os camponeses, que poderão comercializar seus produtos durante a feira que acontece em paralelo ao evento, também farão relatos de suas próprias experiências no campo em rodas de conversa e debates sobre o modelo hegemônico imposto para o campo.

Protagonismo juvenil:

São os jovens campesinos da região Amazônia que cuidarão da animação em defesa da soberania alimentar e da agroecológica durante o Congresso.

Para Fábio Silva, do MST do Pará, “será uma oportunidade de vivenciar com outras pessoas o que queremos e acreditamos para campo, através das místicas, palavras de ordem e muita alegria”.

Desafios da Vía Campesina:

Durante estes dias no CBA, os movimentos ligados à Vía Campesina, debaterão meios de fortalecer as lutas sociais e denunciar as mazelas na Amazônia que destrói modos de vida, derruba a floresta, viola direitos humanos e a dignidade dos povos da região.

Foto: Igor Lopes.

Fuente: MST - Brasil

Temas: Agroecología

Comentarios