Brasil: Ong lança relatório de inspeção em Mariana, após rompimento de barragem

Idioma Portugués
País Brasil

A Ong "Justiça Global" lançou um relatório de inspeção em Mariana, após rompimento de barragem com rejeitos de uma mineradora - a Samarco, que tem a Vale como uma das proprietárias.

O relatório intitulado 'Vale de Lama' aborda o desastre a partir da perspectiva dos direitos humanos. A integrante da Ong Justiça Global, Raphaela Lopes, que participou do programa Revista Brasil desta segunda-feira (18), diz que o relatório mostra os direitos violados e a falta de resposta por parte do Estado e da empresa.

Raphaela Lopes explica que o documento pode contribuir com as autoridades que estão apurando o desastre, porque o objetivo é colaborar com alguns elementos já definidos pelos órgãos públicos que estão tratando do assunto, como com o debate público, inclusive nos projetos de lei que estão sendo discutidos no Congresso Nacional.

O relatório foi produzido a partir de observações in loco, além de conversas com atingidos e movimentos sociais que atuam na área.

As principais queixas foram em torno da segurança, porque não havia sirenes instaladas, nem qualquer tipo de treinamento com a população, sobre procedimento de segurança em caso de rompimento, e os moradores sequer sabiam como proceder numa situação como a que ocorreu, afirma a representante da Justiça Global.

- Para ter acesso ao Relatório de inspeção em Mariana após o rompimento da barragem de rejeitos do Fundão: Veia aqui

- Foto por Guilherme Weimann.

Fonte: Brasil de Fato

Temas: Minería

Comentarios