Brasil: Seminário internacional paralelo sobre agrocombustíveis

Idioma Portugués
País Brasil

"Diversas entidades, movimentos sociais e ambientais do Brasil e do exterior promovem, entre 17 a 19 de novembro, o Seminário Internacional "Agrocombustíveis como obstáculo à construção da soberania alimentar e energética", em São Paulo. O evento pretende questionar os mitos da "sustentabilidade" da produção industrial de etanol, aprofundar o debate do papel da agroenergia nas crises alimentar, energética e climática, além de apresentar propostas políticas para o fortalecimento da soberania alimentar e energética."

Evento paralelo à Conferencia de Biocombustíveis do Governo Federal avalia viabilidade do atual modelo de produção, comércio e distribuição de etanol e biodiesel.

Diversas entidades, movimentos sociais e ambientais do Brasil e do exterior promovem, entre 17 a 19 de novembro, o Seminário Internacional "Agrocombustíveis como obstáculo à construção da soberania alimentar e energética", em São Paulo. O evento pretende questionar os mitos da "sustentabilidade" da produção industrial de etanol, aprofundar o debate do papel da agroenergia nas crises alimentar, energética e climática, além de apresentar propostas políticas para o fortalecimento da soberania alimentar e energética.

Contraponto à Conferência Internacional sobre Biocombustíveis do governo federal - que acontece em São Paulo de 17 a 21 de novembro -, o Seminário pretende alertar os participantes do evento oficial e a opinião pública nacional e internacional sobre os graves problemas do etanol quanto a questões trabalhistas (como trabalho degradante e escravo), ambientais (como desmatamentos, exaustão e contaminações de solos e cursos d'água e poluição atmosférica, grandes monocultivos, etc) e fundiárias (concentração de terras, ocupação de territórios de populações tradicionais, estrangerização das terras), entre outros.

Para as entidades organizadoras do Seminário, o modelo agroexportador incentivado pelo governo brasileiro e a previsão de expansão do setor sucroalcooeliro - dos atuais 7 milhões de hectares de cana para 10,3 milhões em 2013 -, além de aprofundar os impactos sociais, ambientais e fundiários, não atendem às demandas internas de energia e reforçam uma disputa aberta entre culturas energéticas e alimentares pela terra agriculturável.

O evento também analisará os impactos dos cultivos energéticos em países da América Latina, América do Norte, África, Ásia e Europa, e buscará apresentar alternativas que atendam às necessidades locais e regionais das diversas realidades dentro do conceito de soberania energética, atentando para questões de importância vital como clima, soberania alimentar e uso sustentável dos recursos naturais. As conclusões do Seminário serão levadas e apresentadas à Conferência Internacional sobre Biocombustíveis e seus participantes.

Serviço
Evento: Seminário Internacional - Agrocombustíveis como obstáculo à
construção da soberania alimentar e energética
Data: de 17 a 19 de novembro
Local: Auditório da Apeoesp, Praça da República, 282, São Paulo

Mais informações:
Alexania - 11-7239.7987
Verena - 11-9853-9950

Movimentos e entidades brasileiras convocantes:
Via Campesina Brasil - MMC, CPT, MPA, MAB, FEAB, CIMI, PJR, MST
ABRA - Associação Brasileira de Reforma Agrária
Amigos da Terra Brasil
ANA - Articulação Nacional de Agroecologia
CUT - Central Única dos Trabalhadores
Assembléia Popular
FASE
FBOMS
FETRAF - Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familar
Marcha Mundial das Mulheres
Plataforma BNDES
REBRIP - Rede Brasileira pela Integração dos Povos
Rede Economia e Feminismo
Rede Social de Justiça e Direitos Humanos
Rede Educação Cidadã
Repórter Brasil
Terra de Direito

Fuente: Minga Informativa de Movimientos Sociales

Comentarios