Brasil: Ven aí o 1º Encontro Nacional de Saúde das Populações do Campo, Florestas e das Águas

Por MPA
Idioma Portugués
País Brasil

Será realizado de 30 de novembro a 5 de dezembro de 2015 no Pavilhão A do Parque das Cidades em Brasília, o 1º Encontro Nacional de Saúde das Populações do Campo, Florestas e das Águas.

Com o tema “Cuidar, promover, preservar: a saúde se conquista com luta popular!”. Na oportunidade espera-se receber de 800 a 1000 pessoas.

Com o propósito de massificar para além dos delegados e delegadas da Conferência Nacional de Saúde, busca-se também debater como será a participação enquanto movimentos sociais do campo, da floresta e das águas.

Com caráter formativo e de luta, o evento tem os seguintes desafios:

◦ O sentido e compreensão da participação e controle social.

◦ Denunciar os ataques ao SUS e à saúde do povo brasileiro, a entrada do capital estrangeiro na saúde, as privatizações em curso e as tentativas de mercantilização da saúde no Brasil e América Latina.

◦ Construir unidade no campo, floresta e águas brasileiro; afirmar a determinação social do processo saúde-doença e sua relação com a estrutura da sociedade capitalista nesse atual momento.

◦ Construir uma plataforma dos movimentos sociais a respeito da saúde do campo, floresta e águas, dialogando com delegados e delegadas da XV Conferência Nacional de Saúde – CNS no debate do SUS que queremos e defendemos (saúde e modelo de desenvolvimento).

◦ Construir alianças com movimentos e organizações populares da cidade, que constroem a luta em saúde e sua relação com agroecologia, economia solidária, etc.

◦ Fortalecer a concepção de saúde dos movimentos populares e o debate das políticas públicas, a partir da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas – PNSIPCFA.

◦ Que seja um espaço de articulação política, de denúncia e de proposição.

Estão envolvidos na realização do encontro os seguintes Movimentos:

Movimento dos Atingidos por Barragens, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Movimento dos Pequenos Agricultores, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, Conselho Nacional das Populações Extrativistas, Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar, Movimento de Mulheres Camponesas, Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, Movimento de Luta pela Terra, Movimento da Mulher Trabalhadora Rural no Nordeste, Movimento Nacional dos Pescadores, Mulheres Trabalhadoras Rurais.

Fonte e foto: Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)

Temas: Movimientos campesinos, Salud

Comentarios