Brasil é o país que mais consome agrotóxico no mundo

Idioma Portugués
País Brasil

O estado de São Paulo, com uma população que representa 21 % da população brasileira é também um grande consumidor (IBGE). O impacto ocasionado pelo uso e consumo de agrotóxicos diretamente na saúde são importantes mas muitas vezes não identificados, envolvendo principalmente grupos específicos de pessoas mas também todos os consumidores.

Dados sobre o consumo são conhecidos desde o ano de 2008, porém não disponibilizados de maneira sistemática sejam dados sobre uso e consumo, sejam dados sobre impactos diretos na saúde pública. Não sabemos quantas pessoas apresentam quadros agudos gerados pela exposição, nem quais principais problemas crônicos afetam a população do estado e SP.

Variados são os estudos e os dados, e é importante a análise e disponibilização destas informações que se referem aos “saberes científicos”, “ saberes populares”, “ saberes oficiais e legais” dentre outros para que toda população, em especial os serviços de vigilância em saúde, adotem uma efetiva prática preventiva em saúde.

Este Observatório, voltado principalmente para os serviços de vigilância em saúde, foi construído com o intuito de aglutinar informações referente ao uso, consumo de agrotóxicos no estado de SP, ao mesmo tempo em que são apresentadas principais análises epidemiológicas sobre notificações no estado de SP nos bancos de dados sobre Internações hospitalares, nascidos vivos, mortalidade, adoecimentos que possam estar relacionados aos agrotóxicos conhecidos. Todas estas informações podem ser analisadas por municípios e/ou regiões do estado de são paulo. São disponibilizadas ainda levantamentos bibliográficos sobre impactos na saúde e agrotóxicos, visando uma reflexão dos envolvidos na área e fundamentação de práticas em saúde coletiva.

Assim, o Centro de Vigilância Epidemiológica Professor Alexandre Vranjac da Secretaria de Estado da Saúde, através da Divisão de Doenças Ocasionadas pelo Meio Ambiente, participa na construção de novos caminhos da Vigilância em Saúde de populações expostas ou potencialmente expostas a agrotóxico no estado de SP.
Por Observatório Saúde Ambiental

Fotografias: Reprodução

Fuente: MPA

Temas: Agrotóxicos, Salud

Comentarios