Brasil: movimentos sociais do campo e da cidade protestam contra Belo Monte, em Fortaleza

Por MAB
Idioma Portugués
País Brasil

Nesta terça-feira, dia 20, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o MST e movimentos urbanos do Ceará estarão fazendo um protesto contra o leilão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Fortaleza.

O protesto e a panfletagem acontecem no centro da cidade, na praça José de Alencar, onde centenas de militantes estarão debatendo com a sociedade sobre os grandes problemas sociais e ambientais dessa obra, prevista para ser construída no rio Xingu, no Pará.

O leilão da barragem está marcado para acontecer amanhã (20 de abril), em Brasília. Manifestações contrárias à obra estão marcadas em diversas capitais, com a presença de militantes sociais, ativistas ambientais e personalidades. Na semana passada, o diretor do filme Avatar, James Cameron, esteve participando de um protesto que aconteceu na capital federal. Cameron declarou ser totalmente contra a construção de Belo Monte e apresentou inúmeros argumentos para reforçar sua posição, desde a necessidade de um novo modelo energético para o Brasil e para o mundo, como também os imensuráveis impactos socioambientais e econômicos que serão causados na região, afetando severamente as comunidades locais.

Se construída, a barragem atingirá aproximadamente 24 aldeias dos povos indígenas localizados na região do Xingu, no entanto, estes povos sequer foram consultados sobre a obra. “Historicamente o povo do Xingu fez e continua fazendo resistência a construção desta barragem, que desde a década de 80 está sendo pautada pelas grandes empresas da energia, construtoras e mineradoras. Por isso Belo Monte tem um significado histórico de resistência. Agora o povo do país inteiro está se manifestando, pois entendeu que essa barragem não afetará apenas aquela região, mas fere a soberania de todo o país, enquanto nação”, afirmou José Josivaldo Alves de Oliveira, do MAB.

Entre as empresas multinacionais interessadas na construção deste mega-empreendimento está a empresa mineradora Vale; as construtoras Andrade Gutierrez, Odebrecht, Camargo Correa e Votorantin; empresas de energia, como a Suez e a Neoenergia; e empresas do agronegócio, que tem investido na construção de barragens e na apropriação do território amazônico.

Contatos: Cleidiane (88) 9645 6374

Fuente: MAB

Temas: Megaproyectos

Comentarios