Brasil: pesquisadores expressam preocupação com índios Awá-Guajá em carta à Dilma

Idioma Portugués
País Brasil

Vinculados a ONGs e instituições científicas e de pesquisa nacionais e internacionais, eles manifestaram à Presidente da República profunda preocupação com os Awá, no Maranhão. As florestas de seus territórios estão sendo rapidamente destruídas, colocando em risco seus modos de vida e a própria sobrevivência.

A carta enviada à Presidente Dilma Rousseff lembra que os Awá-Guajá são um dos únicos povos coletores-caçadores remanescentes no Brasil e que muitos deles só estabeleceram contato regular com não-indígenas nas décadas de 1970 e 1980, quando a Fundação Nacional do Índio (Funai) iniciou um plano de contato durante o Projeto Grande Carajás.

Pesquisadores e cientistas relatam ainda que cerca de 100 Awá permanecem isolados hoje, e são altamente vulneráveis. Vivem em pequenos grupos móveis, e estão sempre em fuga à medida em que grandes trechos de suas florestas são invadidas por madeireiros. Estão permanentemente ameaçados por doenças e possíveis confrontos violentos. Leia a carta na íntegra e uma cronologia que resume a história dos Awá-Guajá desde o contato com os brancos.

Por essas razões os signatários pedem providências urgentes para impedir que esse povo indígena seja extinto. Saiba mais sobre os Awá, também chamados de Guajá.

Fuente: Instituto Socioambiental

Temas: Pueblos indígenas

Comentarios