Estudos pedem mais rigor com transgênicos


Noticias

Estudos pedem mais rigor com transgênicos
Campanha "Por um Brasil livre de transgênicos", 15-2-02

Testes de segurança para organismos geneticamente modificados (GMO, na sigla em inglês) devem ser aprimorados e será preciso mais controle para evitar dano ambiental, segundo conclusões de dois respeitados estudos publicados na segunda-feira no Reino Unido.

A Royal Society, principal instituição científica britânica, declarou que pesquisas recentes demonstraram que os alimentos modificados geneticamente eram seguros. Porém, ela alertou para o fato de testes baseados no princípio de "equivalência substancial", quando os alimentos transgênicos são considerados tão similares aos congêneres não-transgênicos que sua segurança é presumida, precisarem ser aprimorados e harmonizados internacionalmente.

Em uma outra publicação, a English Nature, órgão oficial para a conservação da vida animal, informou que pesquisas independentes demonstraram que as lavouras transgênicas estavam danificando o meio ambiente além do previsto pelo setor de biotecnologia.

A Royal Society afirmou que a "equivalência substancial" continuava sendo um ponto de partida aceitável para testes, mas que sua aplicação deveria ser mais transparente e objetiva. O princípio de equivalência substancial tem sido promovido pelo segmento de biotecnologia, particularmente nos EUA, embora alguns cientistas na Europa e na América do Norte tenham indicado que apresenta sérias falhas. (...)

O estudo da English Nature com as lavouras de colza no Canadá indicou que o "empilhamento de genes", a criação acidental de novas plantas transgênicas por meio de polinização cruzada, estava se tornando um problema sério. Novas plantas "voluntárias" se mostraram resistentes a herbicidas amplamente utilizados. A English Nature declarou que o assunto não poderia ser resolvido por meio da gradual separação entre lavouras transgênicas e as demais, vistas como uma opção para tornar a comercialização dos transgênicos mais aceitável politicamente.



Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat

Comentarios