Soja cada vez mais envenenada: Monsanto desenvolve variedade tolerante a dois herbicidas

Por AS-PTA
Idioma Portugués

Em 13 de setembro o jornal Valor Econômico(1) publicou uma matéria sobre os planos da Monsanto para superar os problemas decorrentes da proliferação de mato resistente à aplicação do herbicida Roundup (a base de glifosato), que torna ineficaz o sistema Roudup Ready de cultivo (soja transgênica + glifosato).

O repórter viajou aos EUA a convite da empresa. Robert Fraley, vice-presidente executivo mundial e chefe do departamento de tecnologia da Monsanto, declarou ao jornal que "A tecnologia Roundup Ready foi importante, mas as plantas daninhas criaram resistência. A solução para isso será criar sementes resistentes a vários herbicidas, como estamos fazendo com o Dicamba”.

Diferentemente do que explicou o repórter (que disse tratar-se do glufosinato de amônio), Dicamba é um herbicida à base de ácido benzoico. Embora tenha uso autorizado no Brasil, não existe atualmente nenhum produto formulado registrado no Ministério da Agricultura.

Segundo afirmou o executivo, a multinacional prepara-se para lançar um pacote tecnológico para uma soja que seja resistente aos dois herbicidas - o Dicamba e o Roundup. "Dessa forma, o produtor pode utilizar qualquer um dos herbicidas, controlando assim as plantas indesejadas", disse.

A expectativa da empresa é que a nova soja seja liberada nos EUA em 2014, próximo ao prazo de expiração da patente da soja Roundup Ready.

E nós, consumidores, passaremos a comer produtos derivados de soja com altos teores de cada vez mais - e mais tóxicos - venenos.

Como sempre dissemos, ao contrário do que diz a propaganda (e comumente repete a grande imprensa) a tecnologia dos transgênicos só faz aumentar o uso de agrotóxicos. Aliás, como não poderia deixar de ser, pois não seria a indústria de venenos quem desenvolveria uma tecnologia agrícola capaz de encolher o seu principal mercado.

(1) Valor Econômico

Fuente: AS-PTA

Temas: Agrotóxicos

Comentarios