Uganda: lideranças da Campanha para a Proteção da Floresta Mabira, presas. Pedem apoio

Por NAPE
Idioma Portugués
País África

Em Uganda, lideranças da Campanha pela Proteção da Floresta Mabira estão ameaçados de prisão após manifestação contra a decisão do Governo de ceder área da Floresta Mabira para plantio de cana-de-acúcar. Recebi hoje comunicação dos companheiros da ABN (Rede Africana de Biodiversidade) pedindo apoio aos companheiros de Uganda

Entre os intimados estão pessoal da ONG NAPE e parlamentares de oposição. Segundo o email que recebi hoje, os intimados poderão ser presos na próxima 2a. feira e depois disso. tudo pode acontecer. No final da mensagem está a tradução para o português da carta escrita por uma das lideranças explicando a Campanha e o ocorrido.

Com o avanço da produção de etanol sobre as florestas, este será mais um ponto para globalização da luta e da solidariedade. Conheço trabalho dos companheiros da NAPE e creio que é muito importante qualquer manifestação que ecoe daqui, principalmente pelo papel que o Brasil tem nesta história do etanol.

Pessoal da International Rivers Network está organizando apoio ao pessoal em Uganda. Pedem que enviem e-mails de solidariedade aos membros da Campanha para o Governo de Uganda c/c para a International Rivers Network (modelo da Carta em Inglês segue abaixo). Os emails são:

Manifestações para:
President Museveni Fax: 256-41-346 102, email: gu.og.esuohetats@kaa

Ministério de Relações Exteriores Uganda: gu.oc.mocrats@afom

c/ cópia para Terri Hathaway - International Rivers Network gro.nri@irret

Para saber mais sobre o ocorrido: Contatar Betty (NAPE) gu.ro.epan@epan

Agradeço se circularem nas suas redes.
Abraços a tod@s,
Angela Cordeiro.

--------
Modelo da Carta

April 13, 2007

Dear President Museveni,

I am writing with great concern that the Government of Uganda is arresting community leaders associated with the Save Mabira Crusade, namely:

Hon. Beatrice Atim Anywar, the Shadow Minister for Water and Environment and Member of Parliament for Kitgum district (Woman MP)
Hon. Elias Lukwago, Member of Parliament, Kampala Central Environmentalists
Mr. Frank Muramuzi, Director of National Association of Professional
Mr. Mukasa Mbidde, spokesperson for Uganda Young Democrats
Mr. Sekitto Issa, spokesperson for Kampala City Traders Association

I understand that these arrests are in connection with a public demonstration held yesterday in Kampala. I am deeply saddened by the violence which occurred yesterday and which resulted in the deaths of three individuals. However, the leaders of the Save Mabira Crusade have condemned any violence perpetrated by individuals during the peaceful demonstration and have identified the police as having incited violent activity rather than providing security as earlier agreed.

We denounce any accusations or legal charges against these leaders as an attempt to discredit their actions to save the Mabira Forest. These persons should be released immediately from police custody and their safety ensured.

Sincerely,

YOUR NAME
YOUR ORGANIZATION

-------------------------------
CAMPANHA PELA PROTEÇÃO DA FLORESTA MABIRA (UGANDA)

C/O P.O. BOX 29909, KAMPALA TEL : 0772 492 362 email: gu.gro.epan@epan

Caros Amigos,

A organização não governamental NAPE (National Association of Professional Environmentalists) está liderando a Campanha para a Proteção da Floresta Mabira. Esta Campanha foi organizada para protestar contra a decisão do Governo de Uganda de ceder a área da Floresta Mabira para um investidor da India plantar cana-de-açucar. Mabira é o maior remanescente de floresta nativa da região Central de Uganda, entre tantas outras que foram desmatadas.

A Campanha para a Proteção da Floresta Mabira é composta por ambientalistas, líderes religiosos, pequenos empresários locais, políticos, instituições educacionais e o público em geral.
Em 12 de abril último, a Campanha organizou uma manifestação pacífica na cidade de Kampala, capital de Uganda, contando com a autorização do governo. Durante a manifestação, a polícia estava presente com vestimentas de guerra, bombas de gás lacrimogênico e tanques, mas não ofereceu qualquer segurança. Isto gerou medo e distúrbios. Três pessoas morreram, incluindo uma pessoa com ascendência indiana.

O governo passou então a prender os líderes da Campanha. Já estão na delegacia o Sr. Mr. Mukasa Mbidde. Já estão intimados:

· Hon. Beatrice Atim Anywar (ela é membro do Parlamento e representante do distrito Kitgum)
· Mr. Frank Muramuzi (Diretor Executivo da ONG NAPE)
· Mr. Sekitto Issa (porta-voz da Associação Comercial de Kampala)
· Hon. Elias Lukwago (ele é membro do Parlamento representando a região Central de Kampala)

A situação indica que estas pessoas poderão sofrer acusações fraudulentas como assinos ou terroristas, entre outras.

Desta forma, solicitamos aos nossos parceiros, governos de outros países e países membros da Common Wealth que se interessem pela situação em Uganda e se juntem a nós na busca por justiça.

Frank Muramuzi.
Coordenador da Campanha pela Proteção da Floresta Mabira

Comentarios