Via Campesina protesta contra transgênicos em Porto Alegre


Noticias



Via Campesina protesta contra transgênicos em Porto Alegre

Via Campesina, 7-3-02


As mulheres trabalhadoras rurais de todo o Rio Grande do Sul que participam do II Acampamento Estadual de Mulheres da Via Campesina realizaram nesta tarde (07/03) uma manifestação contra os alimentos transgênicos no Supermercado Zaffari, Zona Oeste de Porto Alegre.

A manifestação teve início com uma marcha, saindo do Acampamento, e ocupando uma das pistas da Avenida Ipiranga, uma das mais movimentadas de Porto Alegre. Por volta das 17hs, cerca de 800 trabalhadoras rurais entraram no Supermercado Zaffari, onde recolheram produtos transgênicos das prateleiras e panfletearam a lista de produtos contaminados aos consumidores quer se encontravam no local. A Brigada Militar e um gerente do supermercado acompanharam a manifestação, que decorreu pacificamente. Cartazes simbolizando as marcas dos produtos transgênicos foram queimados em frente ao Supermercado. Após o ato, as trabalhadoras rurais retornaram ao Ginásio Tesourinha, local do acampamento.

O II Acampamento Estadual de Mulheres da Via Campesina teve início ontem pela manhã. O Prefeito de Porto Alegre e o Governador do Estado Olívio Dutra estiveram presente ontem durante as atividades. Durante esta manhã, as trabalhadoras debateram a crise da agricultura e os riscos dos alimentos transgênicos com Frei Sérgio Görgen. Amanhã, novas manifestações pelos direitos das mulheres trabalhadoras rurais estão previstas.

A VIA CAMPESINA congrega os movimentos populares do campo de todo o mundo. No Brasil, integram a Via Campesina a Articulação Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (ANMTR), o Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), o Movimento Sem Terra (MST), a Pastoral da Juventude Rural (PJR), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e a Federação de Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB).

VIA CAMPESINA - RS

AS SEMENTES SÃO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat

Comentarios