Agrotóxicos

Trabajadores del arroz en Uruguay exigen estudios médicos para detectar contaminación por agrotóxicos en sus cuerpos

El sindicato de arroceros de Uruguay ha realizado varias denuncias contra las empresas patronales por las malas condiciones laborales que derivan en problemas de salud, despidos y represión sindical.

Audio - Trabajadores del arroz en Uruguay exigen estudios médicos para detectar contaminación por agrotóxicos en sus cuerpos

alimento-caro-e-envenenado-300x190

"A questão dos agrotóxicos é uma das maiores contradições deste modelo do agronegócio. As denúncias aos atropelos e manobras dos ruralistas para perpetuar um modelo agrícola produtivo dependente e envenenado são assustadoras. Ao mesmo tempo, servem para unificar as pautas que se referem à segurança e soberania alimentar no meio urbano e rural, aliando agricultores e consumidores."

Pacote do veneno: Quais são as mudanças propostas pelos projetos de lei para uso de agrotóxicos no Brasil?

Salud

Em poucos dias, diversas notas de repúdio ao Pacote do Veneno – PL6299/02 foram divulgadas por diversos órgãos públicos. O repúdio ao Pacote do Veneno é unanimidade.

Brasil: Todo mundo é contra o pacote do veneno, menos quem lucra com agrotóxicos

abejas

"Una relación del aumento del uso de agrotóxicos entre el periodo 2010 y 2018 en un 60 % aproximadamente (de 225 a 425 millones litros kilos anuales), muestra de modo inverso una disminución del 44 % de la población de abejas (de 3 millones a 1,8 millones de colmenas), durante el mismo período."

Argentina: Antología sobre los impactos de los agrotóxicos en las abejas

Salud

Governo Temer liberou Benzoato de Emamectina no país; Confira entrevista concedida por e-mail à IHU On-Line com o especialista Leonardo Melgarejo.

Brasil: "O agronegócio está no governo, é o governo”, afirma engenheiro agrônomo

Salud

"A proposta significa um retrocesso que põe em risco a população, em especial grupos populacionais vulnerabilizados como mulheres grávidas, crianças e os trabalhadores envolvidos em atividades produtivas que dependem da produção ou uso desses biocidas".

Brasil: Fiocruz divulga nota contra flexibilização de lei sobre agrotóxicos

mst1

"A professora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), Larissa Bombardi, fez uma explanação sobre o uso de agrotóxicos no Brasil, num comparativo com a União Europeia, com o intuito de interpretar por que o nosso país se tornou o maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2008. Segundo ela, houve um crescimento exponencial a partir do início dos anos 2000, quando foram consumidas 180 toneladas de veneno no país. Quatorze anos depois, a quantidade passou para 500 mil toneladas."

Brasil: “O agronegócio é o carro-chefe em intoxicação por agrotóxico”, diz professora da USP

Salud

Anuncian amparos contra la ordenanza que prohibió su uso e insisten en que no hay evidencias de que sea, como afirma la OMS, cancerígeno.

Argentina: Ruralistas de Gualeguaychú, en pie de guerra por el glifosato