Brasil: Votorantim e Monsanto produzirão cana transgênica

Idioma Portugués
País Brasil

O Grupo Votorantim e a multinacional de sementes Monsanto anunciaram nesta terça-feira, 29, uma parceria para produzir variedades transgênicas de cana-de-açúcar. A Alellyx e a CanaVialis, duas empresas controladas pela Votorantim Novos Negócios (VNN) vão desenvolver cultivares de cana com os genes RR, usado na soja, e BT, usado no algodão, de propriedade de Monsanto

Não existe liberação para cultivo comercial de cana-de-açúcar transgênica no Brasil. Mesmo assim, a Votorantim quer iniciar os cultivos comerciais em 2009. Até lá, vai pressionar para que a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) libere a variedade de cana transgênica. A empresa está otimista, uma vez que a CTNBio já liberou as tecnologias RR e Bt, que serão utilizadas na cana.

A parceria prevê que a Monsanto e a Votorantim dividam os lucros obtidos com a comercialização das variedades e troquem novas tecnologias. A Alellyx, por exemplo, poderá utilizar genes desenvolvidos pela Monsanto em variedades de cana, laranja e eucalipto. A CanaVialis vai comercializar o produto para as usinas.

MST, Brasil, 30-05-07

Comentarios