Autor |  MST-Via Campesina  | Idioma | Portugués | Pais | Brasil | Publicado | 7 marzo 2005 18:07

Brasil: Lei de Biossegurança fere a Constituição Federal

| Más

O projeto de lei de Biossegurança aprovado contém várias inconstitucionalidades, especialmente com relação aos poderes transferidos à CTNBio – Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – em matéria ambiental e de saúde pública

Março de 2005

A conseqüência mais previsível com a aprovação dessa lei é a perpetuação das ações judiciais devido aos conflitos de competência entre a CTNBio/MCT, IBAMA/MMA, ANVISA/MS e SEAP â?? como a que se assistiu nos últimos anos.

Além disso, a nova lei representa grave retrocesso à Administração Pública, devido ao desmantelamento do SISNAMA â?? Sistema Nacional de Meio Ambiente â?? e da ANVISA â?? Agência Nacional de Vigilância Sanitária â?? detentoras, por natureza, da avaliação de riscos em matéria ambiental e de saúde, respectivamente.

Pedimos a todos e todas amigas do MST e da Via Campesina, e que lutam por soberania alimentar, pela exaustao da pesquisa e pelo direito aos agricultores terem suas sementes, livres de transgênicos, que escrevam ao Ministro Jose Dirceu (josedirceu@planalto.gov.br) e Gabinete da Presidencia da Republica (gabpr@planalto.gov.br)

Acceda ao documento " LEI DE BIOSSEGURANÃ?A FERE A CONSTITUIÃ?Ã?O FEDERAL" en archivo adjunto al pie


¡Comente este artículo!

| ©2003 Biodiversidad