Video - Brasil: Fortalecimento da capacidade de geração de renda e da integração socioeconômica de agricultores familiares

Por FASE
Idioma Portugués
País Brasil

"O trabalho feito pela FASE Bahia e seus parceiros do movimento sindical, foi o de criar alternativas para fortalecer a agricultura familiar, através da qualificação de sua organização social, econômica e política. Esta intervenção educativa foi feita com 600 famílias agricultoras de 8 municípios, situados nos territórios do Baixo Sul, e do Vale do Jiquiriçá".

Estes 4 vídeos registram a intervenção educativa da FASE Bahia, apoiada pela União Europeia, de fevereiro de 2015 a julho de 2018.

O trabalho feito pela FASE Bahia e seus parceiros do movimento sindical, foi o de criar alternativas para fortalecer a agricultura familiar, através da qualificação de sua organização social, econômica e política. Esta intervenção educativa foi feita com 600 famílias agricultoras de 8 municípios, situados nos territórios do Baixo Sul, e do Vale do Jiquiriçá.

Os 4 vídeos que a FASE Bahia está lançando agora, retratam vários aspectos desta experiência.

No Vídeo 1 se registram momentos da intervenção relacionados aos Grupos de Mulheres e Jovens. Tem depoimentos de protagonistas envolvidos em ações consagradas à construção de relações de gênero e de geração mais equitativas. Podem-se ver alguns dos passos concretos feitos na construção de maior autonomia econômica de mulheres e de jovens agricultores familiares.

No Vídeo 2 se faz uma síntese de passos dados pela FASE Bahia no apoio à diversificação da produção das famílias agricultoras alcançadas pela intervenção. Contém depoimentos sobre como essas famílias vêm se organizando em associações e na cooperativa, para promover a construção social de mercados que valorizem e fortaleçam a Agricultura Familiar.

No Vídeo 3 se abordam aspectos da busca por alternativas de geração de renda através do acesso a políticas públicas e programas governamentais como o PNAE e o PAA, enfatizando ainda as preocupações da FASE e das famílias com a Segurança Alimentar e Nutricional das pessoas.

No Vídeo 4 aparecem momentos registrando esforços feitos pela FASE e famílias agricultoras participantes, no sentido da promoção da agroecologia.

Em seu conjunto, a intervenção da FASE Bahia ao longo desses anos, é uma continuidade na trajetória institucional de apoio à Agricultura Familiar.

A busca por oportunidades e conhecimentos que favoreçam a ampliação e diversificação da produção de alimentos realmente saudáveis, em 8 municípios situados na Mata Atlântica da Bahia, contribui para fortalecimento da capacidade de geração de renda dessas famílias, e se soma às demais iniciativas comprometidas com a defesa da Agricultura Familiar como alternativa de desenvolvimento, sujeito de direitos, e ator político.

Fonte: FASE Bahia

Temas: Agricultura campesina y prácticas tradicionales

Comentarios