Brasil: Ruralistas propõe a Temer uso do Exército em casos de conflito agrário

Idioma Portugués
País Brasil

Ideia faz parte de propostas do agronegócio caso o vice-presidente assuma governo.

Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) pedirá a Michel Temer (PMDB) o emprego das Forças Armadas para reprimir conflitos fundiários em áreas rurais. A ideia faz parte do conjunto de propostas que os representantes do agronegócio no Congresso defendem em um possível governo do vice-presidente, caso o impeachment se consolide.

A bancada ruralista, em conjunto com uma série de entidades do agronegócio, prepara um documento público para ser entregue ao peemedebista. As informações foram divulgadas pelo portal de notícias Uol.

Pressão:

Os representantes do agronegócio também buscam influenciar Temer em relação à nomeação de possíveis novos ministros.

Além de reivindicarem um nome diretamente ligado ao setor para liderar a Agricultura, os ruralistas querem espaço na Fazenda e na Justiça. Esta última pasta é responsável por questões importantes do ponto de vista dos interesses dos grandes proprietários de terra, como a demarcação de terras indígenas.

Neste sentido, a FPA defende também a ideia de que a criação de novos territórios de povos originários passe a ser competência do Legislativo.

Impeachment:

Conhecidos como "bancada do boi", os ruralistas – ao lado de evangélicos e defensores do endurecimento da legislação penal – foram um dos setores mais ativos e de maior peso na votação da admissibilidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. A Frente Ruralista, por exemplo, se posicionou formalmente a favor da deposição de Dilma.

Fonte: MST - Brasil

Temas: Geopolítica y militarismo

Comentarios