Brasil: apoie a Ocupação da Via Campesina no Campo Experimental da Syngenta Seeds no Brasil

Idioma Portugués
País Brasil

A Terra de Direitos, uma organização civil de direitos humanos, vem através dessa mensagem, pedir a todas as entidades que apóiam a ação da Via Campesina, que enviem a carta de apoio em anexo para o correio eletrônico do Governador Requião. A carta declara apoio à ocupação do campo experimental da Syngenta Seeds e cobra do governador a expropriação da área para transformá-la em um Centro de Pesquisa e Educação em Agroecologia

Queridos Amigos e Apoiadores da Ocupação da Via Campesina no Campo Experimental da Multinacional Suíça Syngenta Seeds,

Isso é muito, muito errado:

Essa semana a Syngenta Seeds foi inserida nos índices de sustentabilidade Dow Jones (DJSI). A Dow Jones é uma empresa estadunidense que publica informações sobre empresas e finanças em todo o mundo. Segundo à notícia publicada no web site da Syngenta, os DJSI são os primeiros índices globais que destacam as empresas por seus níveis de sustentabilidade em todo o mundo. Para as empresas, conseguir uma posição no DJSI é uma conquista muito importante, pois baseia-se em avaliações completas de realizações empresarias, econômicas, ambientais e sócias." Como a Syngenta alcançou essa posição? Como isso pode acontecer?

Em março, o IBAMA confirmou que a Syngenta plantou ilegalmente doze hectares de soja geneticamente modificada (GM) na área que pertence à zona de amortecimento do Parque Nacional do Iguaçu. A Syngenta obteve lucros de mais de US $8.1 bilhões no ano de 2005, lucros obtidos a partir de cultivo ilegal, degradação dos recursos naturais, ameaçando a biodiversidade e a biossegurança brasileira. A Syngenta, também foi responsável pelo maior caso de contaminação genética da história, quando incentivou agricultores nos Estados Unidos a plantar o milho modificado geneticamente (MG) Bt-10, que tinha aprovação apenas para consumo animal, e assistia quando o milho foi vendido à cadeia alimentar global.

Também essa semana, a Folha de São Paulo relatou que o governo federal poderá publicar uma medida provisória que modifica o tamanho das áreas de amortecimento, de 10 quilômetros para 500 metros apenas, ou seja, está cedendo às pressões exercidas pelo capital estrangeiro representado pelas transnacionais do agronegócio que possuem terras dentro dessas áreas, como a Syngenta por exemplo.

E agora a Syngenta é reconhecida por Dow Jones como líder de sustentabilidade ambiental e social? Nós precisamos resistir a essa lavada verde empresarial!

Pessoas na América Latina podem resistir a Syngenta com mais eficiência ao apoiar a ocupação da Via Campesina no campo experimental da empresa no Brasil, e pressionar o governo Brasileiro a desapropriar a área para finz de reforma agrária.

No dia 14 de março de 2006, cerca de 800 trabalhadores e trabalhadoras rurais integrantes da Via Campesina, organização que reúne os movimentos camponeses do mundo, ocuparam o campo experimental da Syngenta Seeds, em Santa Teresa do Oeste, no Paraná. O objetivo da ação era denunciar o crime ambiental da empresa. Para mais informações sobre a ocupação, clique aqui: www.jornadadeagroecologia.com.br

A Syngenta tem aumentado à pressão junto ao governo do Estado exigindo a reintegração de posse. No dia 6 de outubro, a Juíza Vanessa de Souza Camargo, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, declarou que o Governador do Estado do Paraná, Roberto Requião tem até o dia primeiro de novembro deste ano, dois dias depois das eleições, para cumprir o mandado e despejar os acampados, sendo que o não cumprimento acarretará em multa diária no valor de R$ 50.000,00.

Na véspera das eleições de domingo, a Terra de Direitos, uma organização civil de direitos humanos, vem através dessa mensagem, pedir a todas as entidades que apóiam a ação da Via Campesina, que enviem a carta de apoio em anexo para o correio eletrônico do Governador Requião. A carta declara apoio à ocupação do campo experimental da Syngenta Seeds e cobra do governador a expropriação da área para transformá-la em um Centro de Pesquisa e Educação em Agroecologia.

Para enviar a carta:

1. Copiar e colar o texto da carta em anexo no corpo do e-mail em branco. Inserir seu nome e de sua organização nos lugares especificados.
2. Endereçar o e-mail para Roberto Requião: rb.vog.rp@oaiuqerr-vog. Enviar com cópia para su.dleifnek@allebasi para que a Terra de Direitos possa acompanhar o andamento da campanha. No campo assunto: ŒApóio a Ocupação‚.
3. Enviar o email!
4. Passar essa mensagem para ao menos cinco organizações/pessoas que poderão participar da campanha.

Obrigada por seu apoio contínuo e sua solidaridade!
Um Outro Mundo é Possível!

Em solidaridade,

Isabella Kenfield
Coordenadora Internacional da Campanha de Apoio a Ocupação da Via Campesina no Campo Experimental da Syngenta Seeds.
Terra de Direitos
Curitiba, Brasil
www.terradedireitos.org.br

*****

Carta

Senhor Governador Roberto Requião,

Eu, (insere nome & organização aqui), escrevo essa carta para declarar meu apoio à Ocupação da Via Campesina no campo experimental da Syngenta Seeds, em Santa Teresa do Oeste no Paraná, Brasil. E por apoiar o projeto de transformação do campo experimental em um Centro de Pesquisa e Educação em Agroecologia, peço a especial gentileza de usar seu poder no sentido de apoiar a desapropriação do campo experimental da Syngenta para o projeto da Reforma Agrária.

A Ocupação da Via Campesina na Syngenta Seeds é muito importante para a luta global contra o imperialismo e hegemonia das empresas multinacionais do agronegócio – ameaça maior que enfrenta os cidadãos do Paraná, do Brasil – na verdade, do mundo. A ocupação é um exemplo de como pessoas pobres e comuns têm o poder de resistir a essa hegemonia. Por favor, não despeje os acampados!

Insisto na importância da desapropriação do campo experimental para fins de reforma agrária, pois só assim, o estado do Paraná e o Brasil poderão construir um projeto sustentável, baseado na agricultura familiar e camponesa e na agroecologia.

Senhor Governador Roberto Requião, o artigo 186 da constituição brasileira declara que para fazer uso da posse da terra à mesma precisa cumprir uma função social, e o campo experimental da Syngenta, não só não estava cumprindo função social, como também, estava sendo utilizado para cultivos de soja transgênica na zona de amortecimento do Parque Nacional do Iguaçu, o que é proibido pela legislação brasileira, ameaçando assim, a biodiversidade e biosegurança nacional. Sendo assim, peço que baseado nesses princípios, resista à pressão exercida por parte do capital estrangeiro representado pela multinacional e também por parte dos fazendeiros do agronegócio e apóie a desapropriação da área para fins de reforma agrária e agroecologia como também para transformá-la num Centro de Pesquisas e Educação em Agroecologia.

Se o mandado de reintegração de posse for cumprido e a empresa for liberada para recomeçar suas atividades sem que assuma seus crimes e seja penalizada por isso, será um indício para que outras empresas multinacionais do agronegócio venham a desrespeitar a legislação e cometam os mesmos crimes contra nossos recursos naturais e a biodiversidade. Agora, com o apoio de sua autoridade como governador do Estado, em se fazer cumprir a lei e desapropriar a área, mostrará às grandes multinacionais do agronegócio que elas precisam obedecer e respeitar as leis e a biodiversidade do planeta.

O Brasil passa por um momento muito importante, ao se juntar com países como, Venezuela e Bolívia, na luta contra o imperialismo do capital internacional, buscando a justiça social, econômica e ambiental. Sendo assim, peço a especial gentileza de apoiar essas mudanças tão importantes para a nação, buscando a soberania e integração dos povos.

Também, gostaria se agradecer pelo apoio que o governo do estado já vem apresentando, ao não ceder às pressões externas e mesmo sob ameaças não ter cumprido o mandado de reintegração de posse. Quero que saiba que tem todo meu apoio em continuar resistindo e acreditando que uma nova forma de crescimento é possível.

Muito obrigado pela sua atenção.

Atenciosamente
(insere nome & organização aqui)

Comentarios