Brasil: cerca de 2000 sem-terras são despejados de acampamento no noroeste do Estado do Paraná

Idioma Portugués
País Brasil

No dia 11 de abril, 500 famílias de sem-terras, cerca de 2000 pessoas foram despejadas do acampamento Quilombo dos Palmares, montado na fazenda Santa Tereza entre os municípios de Paranapoema e Jardim Olinda, no Paraná

Acampados na área desde agosto de 2003, os sem-terras já possuíam uma excelente estrutura para as famílias que lá viviam. Com uma escola itinerante que atende cerca de 200 crianças de nível fundamental e médio, além de uma ciranda infantil composta por 100 crianças e um projeto de educação para adultos com 50 alunos, era possível atender a todas as demandas na área de educação. O acampamento possuía, também, desde 2004 hortas individuais e coletivas para a subsistência de todos os acampados. Lá produziam algodão, feijão, milho, melancia, abóbora, mandioca e verduras.

Depois de uma Assembléia entre os sem-terras e diante das ameaças dos cerca de 1000 policiais presentes no acampamento, os trabalhadores concordaram, para evitar o conflito, em desocupar a área mediante duas condições.
A garantia de poderem colher o que haviam plantado e cinco dias para desmontar o acampamento. Entretanto, apenas três dias foram concedidos. Mesmo diante dos apelos de uma Comissão formada por deputados, prefeitos e religiosos da região, o Governo do Estado manteve a decisão de despejo contra o Quilombo dos Palmares.

Comissão Pastoral da Terra, Internet, 12-4-06

Comentarios