Brasil de Fato

Transgénicos

Em entrevista ao Brasil de Fato, o engenheiro agrônomo Jorge Dotti Cesa fala sobre consumo de agrotóxicos e soberania alimentar.

Jorge Dotti Cesa: "Aumento do uso de agrotóxicos está se tornando insustentável"

07-08-15_dep-edegar-pretto

“O uso de veneno na produção de alimentos representa um sério problema de saúde pública. Por isso estamos chamando a sociedade para criarmos uma consciência coletiva”, explicou o deputado Edegar Pretto.

Brasil: Seminário discute uso de agrotóxicos e cria Frente Parlamentar em defesa da alimentação saudável no RS

Tierra, territorio y bienes comunes

La CPT señala que los campesinos sin tierra son los principales víctimas. Los proyectos de infraestructura y la falta de compromiso del gobierno con la democratización de la tierra motivan conflictos.

Brasil: Conflictos en el campo resultan en 23 asesinatos por año, apunta CPT

indigenas_capa

Cerca de 3 mil manifestantes que protestavam contra os gastos excessivos da Copa do Mundo nesta terça-feira (27), em Brasília (DF), foram reprimidos com bombas de gás lacrimogêneo lançadas pela Polícia Militar. O ato, organizado pelo Comitê Popular da Copa e Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), também contou com a participação de grupos indígenas de mais de cem etnias, que estão em vigília na capital federal lutando contra o avanço do agronegócio sobre suas terras.

Brasil: PM reprime protesto contra a Copa do Mundo em Brasília

Movimientos campesinos

"Entre os dias 20 e 22 de agosto, no Parque da Cidade em Brasília (DF), se realiza um encontro nacional de todos os movimentos sociais e entidades que atuam no meio rural brasileiro."

Brasil: um encontro histórico de camponeses

Agronegócio, agrotóxico e “agrocâncer”

As três palavras acima não são mera propaganda. Nos últimos dez anos tomou conta da forma de produzir na agricultura brasileira, o chamado agronegócio. Ele é um modelo de produção de mercadorias agrícolas, subordinado agora aos interesses do capital financeiro e das grandes empresas transnacionais. Aliados aos fazendeiros brasileiros, que entram com a natureza.

Brasil: Agronegócio, agrotóxico e “agrocâncer”

Na última quinta-feira (24), a Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal concluiu a votação do substitutivo do Código Florestal (PLC 30/2011). Já na sexta-feira (25), o texto substitutivo entrou na pauta do Senado com requerimento de urgência, devendo ser submetido à votação em Plenário ainda nesta semana

O agronegócio quer acabar com as florestas brasileiras

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

O trabalhador rural Herenilton Pereira foi encontrado morto no sábado (28) no município de Nova Ipixuna. Ele estava desaparecido desde quinta-feira (26) e vivia no mesmo assentamento do casal de líderes extrativistas assassinados na terça-feira (24).

Brasil: quatro militantes assassinados em cinco dias na Amazônia