Brasil

Queimadas e desmatamento na Amazônia destroem área 2 vezes maior que o RJ

Dados compilados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que a Amazônia brasileira perdeu 87.762 km² para desmatamento ou queimadas ao longo dos 11 primeiros meses de 2020. A área equivale a duas vezes o tamanho do Estado do Rio de Janeiro –que tem 43.696 km². No espaço também caberiam 15 territórios do Distrito Federal.

Queimadas e desmatamento na Amazônia destroem área 2 vezes maior que o RJ

Foto: Combate Racismo

28/12/2020 - Dez famílias, incluindo 14 crianças, da etnia indígena Xokleng aguardam nesta segunda-feira (28) uma decisão do Supremo Tribunal Federal para evitar o despejo da ação de retomada de um território que alegam ter sido ocupado por seus ancestrais na Floresta Nacional (Flona) de São Francisco de Paula, na região da Serra Gaúcha. Provocada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal que faz a gestão de unidades de conservação no País, a Justiça Federal concedeu, às vésperas do Natal, uma decisão ordenando a reintegração de posse até esta segunda. O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública Federal tentam reverter a decisão.

"Tivemos que entrar porque esse território estava sendo privatizado"

Ações de solidariedade no Paraná vão até a véspera do Natal - Vanderlei Gonçalves e Ivete Sartori

21/12/2020 - Mais um final de semana de solidariedade protagonizada por famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Paraná, com diferentes ações de doação de alimentos produzidos pela Reforma Agrária.

Famílias do MST doam mais de 20 toneladas de alimentos a comunidades do Paraná

Desmatamento no Cerrado volta a crescer em 2020

Depois de uma leve queda em 2019, o desmatamento no Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro, segue a tendência da Floresta Amazônica e registrou aumento em 2020. Segundo o monitoramento anual feito pelo sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre agosto de 2019 e julho de 2020 a destruição foi de cerca de 7,3 mil km², um aumento de 12,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Desmatamento no Cerrado volta a crescer em 2020

Miembros de la comunidad indígena bloquean la carretera BR-364, porque atenta contra sus derechos. Foto: Ueslei Marcelino

La nueva carretera no solo atenta contra los derechos de los pueblos indígenas, sino también contra los derechos ambientales, porque para construirla se tendrá que cortar unos 130 kilómetros de área cubierta por bosque virgen.

Carretera fronteriza Brasil-Perú tendría impactos catastróficos

Programa Bem Viver destaca iniciativa que facilita o acesso a comida de verdade

A edição desta terça-feira (29) do Bem Viver traz uma dica que ajuda a unir produtores da agricultura familiar e pessoas interessadas em uma alimentação mais saudável. O aplicativo Quintal, desenvolvido no estado de Santa Catarina, usa a localização do telefone de celular dos consumidores para indicar agricultores próximos.

Programa Bem Viver destaca iniciativa que facilita o acesso a comida de verdade

- Como cantou Lenine, “A vida não para, mesmo quando o mundo espera a cura do mal, e a loucura finge que isso tudo é normal” Foto: - Emilio Speck

Fim de ano triste. Desemprego crescente, quase 200 mil mortos pela covid. Ausência de leitos, vacinas, seringas, agulhas e empregos. Fim do auxílio emergencial para milhões que afundam no mapa da fome. Articulações golpistas que garantem um presidente da Câmara Federal bolsonarista, enquanto o vampiro sai do esquife e o marreco enrica nos USA.

O tempo não para

Foto: Revista Globo Rural

Cargill é principal responsável por envio de soja de desmatamento recente ao Reino Unido, diz ONG – Estudo estabelece mais um elo na intrincada cadeia produtiva internacional que destrói Amazônia e Cerrado.

Estudo relaciona a Cargill ao desmatamento na Amazônia e no Cerrado