bienvenidas y bienvenidos a

Biodiversidad en América Latina y El Caribe

Brasil

4999 Resultado(s)
Autor Spensy Pimentel Idioma Español-Portugués Pais Brasil Publicado 20 enero 2017 13:26
Brasil: El poder de la semilla

"Cuando los trabajadores del Terra Vista conquistaron la tierra, debido a la deforestación generalizada previamente practicada por el terrateniente de la zona, el lugar estaba totalmente degradado. La plantación de la caoba, junto con cientos de otros árboles, condujo a la recuperación de un paisaje que hoy encanta a todos los visitantes. Allí cerca están los campos de cacao orgánico del asentamiento, que sirve de materia prima para un chocolate de alta calidad."

Autor MST - Brasil Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 18 enero 2017 12:47
“O capitalismo pode destruir nossa sociedade de ‘25’ maneiras diferentes”

Essa foi a conclusão dos mais de 1,5 mil Sem Terra, que participam do 29º Encontro Estadual do MST na Bahia.

Autor MAB Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 18 enero 2017 11:46
Brasil: Repúdio ao despejo da ocupação Colonial e à prisão de Guilherme Boulos

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vem manifestar seu completo repúdio à ação violenta de reintegração de posse realizada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo nesta manhã (17 de janeiro), ao despejar 700 famílias da ocupação Colonial, na zona leste da capital.

Autor CIMI Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 18 enero 2017 11:23
Brasil: Com despejos iminentes, indígenas Guarani Kaiowá afirmam que resistirão nas terras tradicionais

Chega a cinco o número de reintegrações de posse envolvendo três áreas tradicionais Guarani e Kaiowá determinadas pela 2ª Vara da Justiça Federal de Dourados (MS), no final de dezembro. O caso mais urgente, em que a Polícia Federal pode fazer a retirada da comunidade a qualquer momento, é o tekoha - lugar onde se é - Yvu Vera.

Autor Maíra Mathias Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 17 enero 2017 12:55
Brasil - Matopiba: na fronteira entre a vida e o capital

De “última fronteira agrícola do país” a projeto abortado pelo governo por falta de verbas, Matopiba segue nos planos dos investidores, continua sendo um desafio para povos e comunidades tradicionais e uma ameaça para o cerrado.

Autor Observatório Brasil e o Sul Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 16 enero 2017 12:42
Articulando Resistências no Sul Global - Experiências de Movimentos Camponeses, Sindicatos Rurais e Organizações Não-Governamentais

Além de identificar e refletir sobre a atuação internacional de atores sociais brasileiros vinculados às questões agrária e agroalimentar, esta publicação registra em fichas suas diversas experiências transnacionais. Para dar visibilidade à riqueza e ao legado destes processos, o Observatório elaborou um material compacto, repleto de informações detalhadas, que inclui países e movimentos parceiros, estratégias de ação, objetivos, bem como atividades e resultados gerados por estas experiências.

Autor Gustavo Marinho Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 16 enero 2017 10:04
Brasil: MST debate os desafios na luta pela Reforma Agrária Popular em Alagoas

“2017 será um ano desafiador, mas que não irá desanimar as lutadoras e lutadores da Reforma Agrária Popular. Permaneceremos atentos, organizados e mobilizados"

Autor Mauricio Torres y Sue Branford Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 11 enero 2017 19:15
Agronegócio na Amazônia: logística e tecnologia sustentam modelo colonialista

"Na bacia do rio Tapajós, no coração da Amazônia, pulsa uma tensão explosiva: de um lado, estão projetos de mais de 40 grandes hidrelétricas, rodovias, ferrovias, hidrovias, complexos portuários e tudo mais que um grande corredor de exportação de commodities demandaria, além, é claro, de grandes projetos de mineração. Do outro, povos indígenas e comunidades tradicionais que ocupam a região há mais de 10 mil anos cujos territórios."

Autor Alceu Luís Castilho Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 11 enero 2017 12:19
20 grupos estrangeiros têm 3 milhões de hectares de terras no Brasil

Pelo mundo, mais de 30 milhões de hectares foram adquiridos por apenas 490 proprietários. Os dados da organização Grain referem-se ao ano de 2016 e contam – ainda que de maneira incompleta – a história recente do land grabbing, um fenômeno mundial que pode ser definido como a mega aquisição de terras por investidores estrangeiros. Grandes corporações, fundos. A Grain avisa: essa tendência continua crescendo.

Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 11 enero 2017 10:30
Queimadas destroem 78% da biodiversidade da Amazônia

São muitos os fatores que contribuem para as queimadas: extração madeireira ilegal, mudança climática (que resulta em estiagens mais longas), florestas degradadas, caça predatória, abertura de clareiras, manejo do solo por meio do processo de corte e queima.

Autor Patricia Fachin Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 10 enero 2017 13:55
Belo Monte - A sociedade brasileira não tem consciência do seu custo social e ambiental. Entrevista especial com Sônia Magalhães

"A violação de direitos dos ribeirinhos é muito anterior ao estudo da SBPC, o qual vem constatar, mais uma vez, que existe essa violação. Com base no conhecimento dos pesquisadores que fazem parte do grupo, o estudo aponta uma série de impropriedades do ponto de vista técnico, social e jurídico. Se pudéssemos eleger uma violação -não que seja a única-, a partir da qual várias outras foram desencadeadas, eu diria que é o não reconhecimento da população tradicional. O fato de não haver esse reconhecimento gerou uma cadeia de violações de direitos que até o momento não foi sanada."

Autor Sarah Fernandes Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 9 enero 2017 18:48
‘A democracia que temos não tem futuro’. Entrevista com Boaventura de Sousa Santos

“Ao analisar o complexo cenário político e econômico global, o professor considera incompatível a coexistência entre a democracia e as modernas sociedades capitalistas. Para ele, a democracia, limitada ao nível do sistema político, sempre sucumbe, na prática, aos três modos de dominação de classes: capitalismo, colonialismo e patriarcado.”

Autor Juliana Tinoco y Marcio Isensee e Sá Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 9 enero 2017 14:29
Brasil: O grileiro dos Jardins

"O maior desmatador da história recente da Amazônia é filho de um rico e tradicional pecuarista de São Paulo. Ele próprio operava sediado no bairro dos Jardins, na capital. Até ser preso, comandava um esquema sofisticado de desmatamento, grilagem e falsificação no Pará, que contava até com profissionais de geoprocessamento para enganar os satélites de monitoramento."

Autor Daia Florios Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 9 enero 2017 12:17
Brasil: Agrotóxicos podem ser a causa da morte de mais 10 milhões de abelhas em SP

Morreram nesta semana em Porto Ferreira-SP pelo menos 10 milhões de abelhas que viviam em 200 colmeias de 9 produtores de mel. O Ministério Público deverá investigar a causa para definir a responsabilidade para a aplicação da lei. Os apicultores acreditam que os agrotóxicos pulverizados por uma usina da região teriam causado as mortes.

Autor MAB Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 7 enero 2017 10:49
Brasil: Nota de Solidariedade do MPA aos companheiros e companheiras atingidos por barragens pela Morte de Nicinha

"Em tempo Exigimos esclarecimentos e a punição imediata de todos os envolvidos no assassinato, além da investigação completa sobre as motivações do crime. Somos solidários e estendemos as nossas condolências à família da companheira Nicinha".

| 1999-2017 Biodiversidad