bienvenidas y bienvenidos a

Biodiversidad en América Latina y El Caribe

Brasil

5809 Resultado(s)
Autor Gabriel Bianconi Fernandes y Wanessa Marinho Assunção Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 15 noviembre 2018 15:44
O caminho da liberalização dos transgênicos no Brasil

A introdução das plantas geneticamente modificadas na agricultura é produto do período de globalização neoliberal. Seu processo decisório no Brasil responde mais aos interesses da indústria do que aos do meio ambiente e da saúde pública.

Autor MST - Brasil Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 12 noviembre 2018 09:52
Após 20 anos de produção, juiz manda despejar famílias do acampamento Quilombo Campo Grande

Durante audiência realizada na tarde desta quarta-feira (7), o Juiz Walter Zwicker Esbaille Junior mandou despejar as 450 famílias moradoras da usina falida de Ariadnópolis, em Campo do Meio-MG. Ele deu o prazo de sete dias para desfazer a ocupação. Com decisão, serão destruídos 1.200 hectares de lavoura de milho, feijão, mandioca e abóbora, 40 hectares de horta agroecológica, 520 hectares de café.

Autor Amélia Gomes e Júlia Rohden Idioma Español Pais Brasil Publicado 9 noviembre 2018 16:45
Crimen que se renueva: tres años de lodo en Rio Doce, estado de Minas Gerais, Brasil

“Todo señala que la Samarco optó por ignorar la seguridad de la población y producir más para no afectar sus ganancias. No fue un desastre, sino un crimen que venía dando señales de que iba a suceder”, afirma Pablo Dias, de la coordinación estadual del MAB. “A pesar de no haber reparado a los afectados, la minera ya afirmó que pretende retomar la explotación. Lo que deja claro que su prioridad es el lucro y no las personas”, completa.

Autor Juliana Lúcia Costa Santos Moraes y Ana Flávia Quintão Fonseca Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 9 noviembre 2018 16:22
Agroecologia, saúde e mulher

"Muitas trabalhadoras do MST já entenderam bem esse jeito de lidar com a natureza. Elas compreendem que para termos saúde, precisamos viver em um ambiente saudável, que a saúde das pessoas não está separada da saúde do ambiente e que, por isso, devemos cuidar do espaço do qual somos parte. Essas trabalhadoras, antes de produzir qualquer alimento, procuram primeiro entender como a natureza funciona. Resgatam os saberes de seus ancestrais. Aprendem e ficam atentas aos sinais da natureza. Escutam o que a terra diz."

Autor Marijane Vieira Lisboa Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 9 noviembre 2018 14:10
Transgênicos: Uma luta de mais de 20 anos

Na estratégia das corporações multinacionais desenvolvedoras de transgênicos, o Brasil ocupou um papel essencial, por ser ao lado dos EUA e também da Argentina, um dos maiores produtores  exportadores de soja e milho. Uma série de regulações foram introduzidas desde cedo com o objetivo de estabelecer um marco legal capaz de oferecer às corporações do ramo agroquímico a segurança jurídica para o controle sobre o uso das sementes e sobre a produção agrícola.

Autor Comissão Pastoral da Terra Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 9 noviembre 2018 14:02
Produtores de soja agem com truculência e tentam impedir comissariado de realizar reunião com comunidade indígena durante visita da CIDH a Santarém...

Durante a visita à aldeia Açaizal, Território Munduruku do Planalto, a equipe da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) foi interpelada de forma intimidatória e ameaçadora por representantes dos produtores de soja do Planalto Santareno, que tentaram impedir a realização da reunião com o povo indígena e expulsar o comissariado da região. 

Autor Sergio Alvez Idioma Español Pais Brasil Publicado 7 noviembre 2018 16:00
Brasil: el peor escenario para los Pueblos Indígenas

"Días antes de resultar electo, Bolsonaro afirmó que el proceso de demarcación territorial en beneficio de las Comunidades Indígenas “atenta contra los intereses nacionales” y acusó a los Pueblos Originarios de “tener ya muchas tierras” y de pretender “armar Estados paralelos dentro del Brasil”. Además, Bolsonaro atacó directamente a las organizaciones que trabajan en la defensa de los derechos indígenas."

Autor Amélia Gomes e Júlia Rohden Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 6 noviembre 2018 12:29
Crime que se renova: três anos de lama no Rio Doce

Na tarde de 5 de novembro de 2015, a barragem de Fundão da mineradora Samarco rompeu e despejou 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro ao longo de 43 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo, até desembocar no mar. O crime deixou 19 mortos e afetou de diferentes formas pessoas que viram suas vidas se transformarem com a passagem da lama tóxica. 

Autor Oliveira de Souza, Carlos de Melo, Silva Neto, Leonardo Melgarejo Idioma Español Pais Brasil Publicado 5 noviembre 2018 15:42
Agricultura transgénica e impactos socioambientales: una lectura a partir del Cerrado/Brasil

"Los Estados del Cerrado Brasilero han representado la mayor área cultivada con transgénicos en el país (63%) acumulando impactos sociales y ambientales. Este texto se propone reflexionar sobre estas cuestiones, con especial interés en los impactos socioambientales derivados del avance de los cultivos transgénicos en esta parte del territorio."

Autor Vanderléia Pulga et al (Coord.) Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 5 noviembre 2018 14:08
“Mulheres camponesas semeando agroecologia, colhendo saúde e autonomia"

Escrito por muitas mãos de mulheres camponesas e pesquisadoras de diversas regiões do Brasil, esse livro compartilha estudos, experiências, saberes e sabores construídos no cotidiano de vida no campo, revelando aspectos da diversidade destas práticas e fenômenos. A forma como o processo foi construído revela a interação dialógica de construção compartilhada do conhecimento, dos saberes e práticas entre a Universidade Federal da Fronteira Sul, outras instituições de ensino superior e as organizações de mulheres camponesas.

Autor Maurício Tuffani Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 1 noviembre 2018 17:03
Brasil: Incorporar Meio Ambiente à Agricultura é erro que nem a ditadura cometeu

"Aspecto deplorável dessa decisão de Bolsonaro é o fato de ela atender a interesses dos setores mais retrógrados do agronegócio. É o caso de entidades como a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), que poucos dias antes do primeiro turno das eleições levou para o então candidato a vice, general Hamilton Mourão, uma pauta de reivindicações."

Autor CIMI Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 29 octubre 2018 12:45
Brasil: Cimi repudia veementemente acusações do candidato Jair Bolsonaro contra os povos indígenas do Brasil

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) vem à público repudiar toda e qualquer acusação caluniosa e difamatória apresentada pelo candidato de extrema direita Jair Bolsonaro (PLS) contra os povos indígenas do Brasil. O Cimi manifesta, também, solidariedade a estes povos pelas ofensas injustas, que mais uma vez sofrem.

Autor Luís Eduardo Gomes Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 26 octubre 2018 15:38
Conversas Cidadãs debate uso de agrotóxicos. ‘Estamos aniquilando a nós mesmos’: Larissa Mies Bombardi

"Um terço dos agrotóxicos vendidos no Brasil são proibidos na União Europeia. Ela destaca que o produto mais popular, o Glifosato, que tem mais de 194 milhões de toneladas vendidas ao ano no País, será proibido na França a partir de 2022 e é considerado potencialmente cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde (OMS)."

Autor Luiz Zarref Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 26 octubre 2018 14:59
Brasil: Agroecologia e o MST

Quando o MST surge e elabora suas primeiras definições, reconhecendo o campesinato como guardião das florestas, das sementes, das nascentes, dos rios e da fauna.

Autor Caio Barbosa Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 25 octubre 2018 14:24
O Brasil no caminho da fome

No próximo domingo dia 28 de outubro mais de 147 milhões de brasileiros estão aptos a escolher o novo presidente do Brasil. Existem dois candidatos na disputa, com projetos bastantes antagônicos que prometem mudar o rumo do país. Dentre as inúmeras propostas, pouco se fala no processo de abastecimento de alimentos. Tema delicado, já que o Brasil passou recentemente por uma greve “geral dos Caminhoneiros” e uma grave crise de alimentos, tanto de valor como em escassez de produtos, durante os anos de 2008, reflexo de uma crise global.

| 1999-2018 Biodiversidad