Inês Castilho

Mulheres indígenas, raiz e tronco da luta pelo território

Aconteceu em Brasília seu 1º Encontro Nacional, que juntou forças à Marcha das Margaridas. Elas lutam por direitos e enfrentam machismo e ataques bolsonaristas. Das margens do país, desejam ocupar o centro do debate político.

Mulheres indígenas, raiz e tronco da luta pelo território

Feminismo y luchas de las Mujeres

"Difícil imaginar quantas horas Silvia Federici ficou debruçada sobre livros e documentos históricos, em arquivos e bibliotecas, até compor o quadro sobre as circunstâncias históricas específicas em que se desenvolveu a perseguição às bruxas e as razões pelas quais o surgimento do capitalismo exigiu um ataque sistemático e brutal contra as mulheres."

Mulheres, a primeira vítima do capitalismo

Glifosato o veneno está em todo lugar

Altas doses do herbicida da Monsanto foram encontradas em alimentos nos EUA e consumidos em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

Glifosato: o veneno está em todo lugar

Tierra, territorio y bienes comunes

Os camponeses têm pouca terra, mas colocam bem mais que 70% dos alimentos na nossa mesa, defendem os autores do artigo “Quem produz comida para os brasileiros? 10 anos do Censo Agropecuário 2006”

Brasil: Camponeses produzem mais de 70% dos alimentos, diz estudo

Biodiversidad

As mortes começaram a ocorrer pouco depois que a Usina Ferrari fez uma pulverização aérea de agrotóxicos num canavial da região. "Cerca de 10 milhões de abelhas, de 200 colmeias e 9 apiários, morreram no início do mês na região de Porto Ferreira (SP)"

Brasil: Syngenta faz greenwashing com morte de abelhas

agrotoxicos

Entre 2007 e 2013, região teve aumento significativo do uso de veneno por área plantada; Curitiba é o quinto município com mais intoxicações no Brasil.

Brasil: Região Sul consome 23% dos agrotóxicos do país

caña de azúcar

Quantidade de veneno quadruplicou na PB; no PI, relação entre consumo de veneno e área plantada quintuplicou entre 2007 e 2013; Recife lidera ranking nacional de intoxicação.

Brasil: Bahia aplica 46% dos agrotóxicos do Nordeste

agrotoxicos-sudeste02

Pesquisa do Ministério da Saúde revela: volume de veneno por área plantada aumenta a passos largos no país, assim como o de pessoas intoxicadas. O Brasil passa por um obscuro processo de intensificação da agricultura. Num período de sete anos, de 2007 a 2013, dobrou o consumo de veneno aplicado nas terras cultivadas do país, terras estas que foram ampliadas em menos de um terço.

Brasil: Intoxicações por agrotóxico quadruplicam no Sudeste; donas de casa estão entre principais vítimas