Organizaciones brasileras

Pueblos indígenas

Porque pedimos o embargo/boicote aos produtos do agronegócio de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do Brasil, cerca de 77 mil pessoas, e é palco das maiores e mais graves violações de Direitos Humanos do Brasil e do mundo: casos de tortura, estupros, espancamentos, ataques armados e assassinatos, praticados por milícias de jagunços e organizações paramilitares, contratadas por fazendeiros, além dos altos índices de desnutrição e suicídios. Está em curso um verdadeiro genocídio*, especialmente do povo Guarani-Kaiowá.

Brasil: Não ao Genocídio dos Povos Indígenas

22957758496_78bbe62e04_b

Cerca de 150 organizações e movimentos populares de todo o país assinaram um manifesto pedindo que o governo implemente o mais rápido possível o Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos.

Mais saúde ou mais veneno? Pelo fim dos agrotóxicos, Pronara Já!

sergipe

Nós, camponeses e camponesas (agricultores familiares, povos indígenas, comunidades tradicionais e ribeirinhos), pesquisadores, extensionistas e estudantes, representando os diversos territórios do estado de Sergipe, reunimos guardiões e guardiãs de sementes no 1º Seminário Estadual sobre Legislação de Sementes Crioulas.

Brasil: Carta do I Seminário Estadual sobre Legislação de Sementes Crioulas

Minería

Movimentos populares, sindicatos e organizações sociais divulgaram nota sobre a tragédia após rompimento de barragens em Mariana(MG). Eles denunciam que "acidentes e impactos da mineração acontecem recorrentemente". Assinam o documento o Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), MST, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Levante Popular da Juventude, entre outros.

Brasil: Basta! Chega de mortes, destruição e sofrimento para saciar a voracidade da mineração!

dgNFOVUZSMHyjyO-800x450-noPad

"A tecnologia Terminator é a esterilização genética de sementes. Se o Brasil legalizar esta tecnologia, estará violando a moratória internacional e permitirá que as empresas transnacionais pressionem outros países para liberá-la."

Brasil: Diga não aos exterminadores de sementes!

Ciencia y conocimiento crítico

A CTNBio, como órgão do Estado brasileiro, não está descuidando de suas responsabilidades mais fundamentais, em termos da análise de risco? Podemos mesmo ficar tranquilos com o fato de que todos os estudos prévios, insuficientes no escopo e realizados em canteiros e laboratórios, não estejam sendo monitorados a campo, após a liberação comercial, quando aquelas plantas já ocupam milhões de hectares e os efeitos de escala trazem novos riscos?

Brasil: Ciência, Sociedade e a CTNBio

eucalipto-1024x768

Organizações da sociedade civil alertam, em manifesto, sobre risco de cultivo de eucalipto transgênico no país. Espécie é capaz de prejudicar desde a produção de mel até plantações de alimentos. Proposta será votada dia 5/3 e pode afetar mercado e consumidores que serão expostos a um produto potencialmente inseguro.

Mel brasileiro em risco! Manifesto pela retirada de todos pedidos de liberação de eucalipto transgênico na CTNBIO

Soberanía alimentaria

15 entidades e organizações da sociedade civil, incluindo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), divulgaram uma nota de solidariedade ao bispo prelado emérito de São Félix do Araguaia (MT), dom Pedro Casaldáliga.

Brasil: entidades divulgam nota de solidariedade a dom Pedro Casaldáliga