Organizaciones brasileras

sergipe

Nós, camponeses e camponesas (agricultores familiares, povos indígenas, comunidades tradicionais e ribeirinhos), pesquisadores, extensionistas e estudantes, representando os diversos territórios do estado de Sergipe, reunimos guardiões e guardiãs de sementes no 1º Seminário Estadual sobre Legislação de Sementes Crioulas.

Brasil: Carta do I Seminário Estadual sobre Legislação de Sementes Crioulas

Minería

Movimentos populares, sindicatos e organizações sociais divulgaram nota sobre a tragédia após rompimento de barragens em Mariana(MG). Eles denunciam que "acidentes e impactos da mineração acontecem recorrentemente". Assinam o documento o Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), MST, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Levante Popular da Juventude, entre outros.

Brasil: Basta! Chega de mortes, destruição e sofrimento para saciar a voracidade da mineração!

dgNFOVUZSMHyjyO-800x450-noPad

"A tecnologia Terminator é a esterilização genética de sementes. Se o Brasil legalizar esta tecnologia, estará violando a moratória internacional e permitirá que as empresas transnacionais pressionem outros países para liberá-la."

Brasil: Diga não aos exterminadores de sementes!

Ciencia y conocimiento crítico

A CTNBio, como órgão do Estado brasileiro, não está descuidando de suas responsabilidades mais fundamentais, em termos da análise de risco? Podemos mesmo ficar tranquilos com o fato de que todos os estudos prévios, insuficientes no escopo e realizados em canteiros e laboratórios, não estejam sendo monitorados a campo, após a liberação comercial, quando aquelas plantas já ocupam milhões de hectares e os efeitos de escala trazem novos riscos?

Brasil: Ciência, Sociedade e a CTNBio

eucalipto-1024x768

Organizações da sociedade civil alertam, em manifesto, sobre risco de cultivo de eucalipto transgênico no país. Espécie é capaz de prejudicar desde a produção de mel até plantações de alimentos. Proposta será votada dia 5/3 e pode afetar mercado e consumidores que serão expostos a um produto potencialmente inseguro.

Mel brasileiro em risco! Manifesto pela retirada de todos pedidos de liberação de eucalipto transgênico na CTNBIO

Soberanía alimentaria

15 entidades e organizações da sociedade civil, incluindo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), divulgaram uma nota de solidariedade ao bispo prelado emérito de São Félix do Araguaia (MT), dom Pedro Casaldáliga.

Brasil: entidades divulgam nota de solidariedade a dom Pedro Casaldáliga

Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

Ao contrário do anúncio de que a presidente aprofundará as boas políticas sociais do governo anterior, na área socioambiental, contrariando o processo histórico, há uma completa descontinuidade.

Alerta sobre retrocessos socioambientais do governo Dilma

imagen documentário sobre os impactos dos agrotóxicos

O Comitê do Rio de Janeiro da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida convida para o lançamento do mais novo documentário de Silvio Tendler: “O veneno está na mesa”. A exibição será no dia 25 de julho, segunda-feira, às 20h, no Teatro Casa Grande.

Brasil: Silvio Tendler lança documentário sobre os impactos dos agrotóxicos