Brasil: famílias reocupam área de conflito em Pernambuco

Idioma Portugués
País Brasil

Cansadas de aguardar a promessa do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de desapropriar a área, as 80 famílias Sem Terra que viviam acampadas na Fazenda Jabuticaba, no Município de São Caetano, reocuparam a área no inicio da manhã de hoje (10/07)

A fazenda é palco de conflitos desde abril de 2000, quando foi ocupada pela primeira vez. O ultimo conflito, ocorrido em fevereiro desse ano, quando o acampamento foi invadido por milícias armadas, resultou na morte de quatro pistoleiros.

Após o conflito, as famílias se retiraram da área para que o Incra fizesse a medição do imóvel. O superintendente do Incra, Abelardo Siqueira, assim como o promotor agrário, doutor Edson Guerra, prometeram que dentro de um mês o laudo estaria pronto e a fazenda seria desapropriada.

O laudo do Incra foi concluído com resultado positivo para a Reforma Agrária. Mesmo assim, após quase cinco meses, a área ainda não foi desapropriada. Cansadas de esperar, as famílias reocuparam a fazenda, como forma de pressionar o INCRA a cumprir com sua responsabilidade de desapropriar a área e assentar definitivamente as famílias, evitando assim, que possam ocorrer novos conflitos.

MST-Brasil, Internet, 10-7-09

Comentarios