Brasil: MST inicia marcha pela Reforma Agrária em Campinas

Idioma Español
País Brasil

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e a Via Campesina iniciam as atividades da Marcha de Campinas a São Paulo, nesta quarta-feira (5/8), para reafirmar a necessidade da realização da Reforma Agrária.

Para marcar a largada a caminhada, haverá um ato político-cultural da Praça do Rosário, no centro de Campinas, com a apresentação do grupo de rap A família, às 18h.

Nesta quinta-feira, os 1.500 marchantes deixam Campinas rumo a São Paulo, às 6h, partindo do Ginásio Rogê Ferreira. A manifestação faz parte da jornada nacional de luta pela Reforma Agrária.

Os marchantes, vindos de diversas partes do estado, caminham em defesa de uma política de distribuição de terra, renda e riqueza para milhões de brasileiros que, de forma direta ou indireta, serão beneficiados. A Marcha chega em São Paulo na segunda-feira (10/8), depois de percorrer 110 quilômetros.
“A marcha do MST tem o objetivo de mobilizar a população e dialogar sobre os efeitos da crise que abate a classe trabalhadora e também mobilizar a base assentada e acampada para protestar contra a não realização da Reforma Agrária, exigir a execução dos projetos de assentamento, o assentamento das famílias acampadas e toda a nossa pauta que está encalhada nos sete anos de governo Lula”, aponta Marcia Merisse, da direção estadual do MST.

Os Sem Terra marcham também para repudiar a crescente criminalização da luta social e da pobreza em todo o país. Os manifestantes não admitem que, num país dito democrático, cada vez mais seja considerado crime o exercício legítimo de organização política e reivindicação de direitos assegurados formalmente pela Constituição Federal. Acampamento O MST promove ato de lançamento do Acampamento Nacional pela Reforma Agrária, nesta quarta-feira (5/8), no Centro Cultural de Brasília, às 19h.O acampamento reunirá, entre 10 e 21 de agosto, mais de 3 mil trabalhadores e trabalhadoras do MST e movimentos da Via Campesina, que se unirão na luta pela Reforma Agrária, na formação nos temas ligados à conjuntura e no diálogo com a sociedade. A mobilização pretende jogar luz sobre três temas centrais para a efetivação de um programa de Reforma Agrária Popular para o país: o assentamento de todas as famílias acampadas, o descontigenciamento e ampliação dos recursos para Reforma Agrária e a revisão dos índices de produtividade.

Partida da Marcha Estadual de Campinas a São Paulo- Ginásio Rogê Ferreira - Av. João Batista Morato do Canto, s/n, Bairro São Bernardo Informações à imprensa - Marcha do MST-SPEduardo - 11-7986-4930.

Fuente: Minga Informativa de Movimientos Sociales

Temas: Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

Comentarios