Brasil: Guarani Kaiowá retoma parte de sua terra tradicional

Idioma Portugués
País Brasil

Na madrugada ontem (25/11), cerca de 250 Guarani Kaiowá retomaram parte de sua terra tradicional – Kurussu Ambá – perto do município de Coronel Sapucaia no Mato Grosso do Sul

A área ocupada fica a 5Km da Fazenda Madama. Em um despejo em janeiro de 2007, seguranças particulares desta fazenda assassinaram a rezadeira Julite Lopes, de 70 anos. Até hoje, os responsáveis pelo crime seguem impunes.

Desde então a comunidade vivia acampada na beira da Rodovia MS 289 que liga Amambaí a Coronel Sapucaia. Mais dois indígenas foram assassinados, cinco baleados e três crianças morreram desnutridas na comunidade.

Falta água potável e serviços básicos, como atendimento de saúde. Os indígenas também denunciam a ação articulada entre fazendeiros e policiais, que armariam situações numa tentativa de criminalizar o povo.

O trabalho de identificação na área reivindicada pelo Grupo Técnico instituído pela Fundação Nacional do Índio (Funai) está atrasado. Esse é o motivo, segundo os indígenas, para a retomada da terra tradicional.

Diante do desrespeito a seus direitos os Guarani Kaiowá querem acelerar o processo de demarcação e já anunciaram que estão dispostos a “morrer pela terra”.

Púlsar Brasil, Internet, 26-11-09

Comentarios