Brasil: indígenas Guarani Kaiowá sofrem ataque de fazendeiros

Idioma Portugués
País Brasil

Indígenas da etnia Guarani Kaiowá estão sendo atacados por fazendeiros neste momento, no município de Douradina, Mato Grosso do Sul. Os Kaiowá retornaram para suas terras tradicionais no início de setembro

 

Desde então, estão sofrendo constantes ataques dos fazendeiros locais além de ter o direito de ir e vir limitado pelos próprios fazendeiros.

 

De acordo com Efigência Guarani Kaiowá, professora da comunidade, os fazendeiros entraram cortando galhos de árvores para bater nas crianças e nas mulheres. A comunidade já tentou entrar em contato com a Polícia Civil mas ainda não obteve resposta.

 

A equipe do Cimi de Dourados já entrou em contato com a Funai na região e com o Ministério Público de Dourados, para que alguma medida urgente seja tomada.

 

Os indígenas Guarani Kaiowá aguardam pela posse de suas terras desde 2007. Nesse período o Ministério Público Federal do Mato Grosso do Sul se comprometeu junto da FUNAI a identificar e delimitar, até abril de 2010, 36 áreas de terras ancestrais dos índios Guarani Kaoiwá para futura demarcação. Contudo, até hoje isso não aconteceu.

 

Púlsar Brasil, Internet, 21-9-10

Comentarios