MAM

Carta de repúdio do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil (MPP) sobre o maior desastre ambiental do Brasil

O Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil-MPP vem a publico manifestar seu repúdio frente ao maior desastre ambiental que vem ocorrendo no Brasil. Além da violação cotidiana que sofremos em nossos territórios, estamos agora atingidos de morte, pelo derramamento de óleo (petróleo bruto) que ocorre em nosso litoral desde o fim do mês de agosto, provocando a morte de diversas espécies de pescado, animais e aves marinhas, além de ecossistemas inteiros. 

Carta de repúdio do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil (MPP) sobre o maior desastre ambiental do Brasil

Por MAM
A Rede Globo Mente: Reportagem do Jornal Nacional mente sobre os projetos de mineração na Amazônia

Na noite do dia 17 de setembro foi veiculada uma reportagem no Jornal Nacional, veiculado na Rede Globo de Televisão, com o seguinte título: “Mineração pode ser aliada do meio ambiente”. A matéria focou a atenção em alguns mega projetos de mineração industrial instalados no estado do Pará, região da Amazônia brasileira. Com o argumento mentiroso de uma suposta mineração sustentável, apresentou grandes projetos de mineração no estado do Pará, como se fossem exemplos positivos de uma mineração integrada ao meio ambiente. Não são.

A Rede Globo Mente: Reportagem do Jornal Nacional mente sobre os projetos de mineração na Amazônia

Por MAM
26228429457_acd81a81a9_z

Há poucos dias do Encontro Nacional do MAM, Magno Costa, dirigente do movimento na Bahia ressalta na entrevista abaixo, a importância de nacionalizar uma organização para combater o problema mineral no país.

Brasil: “As lutas territoriais devem estar casadas com as lutas por um projeto político mineral nacional”, afirma dirigente do MAM

Por MAM
Minería

"A região de Carajás é um símbolo importante para os lutadores e as lutadoras do povo, marcada por grandes conflitos impostos pelo capital mineral, como resultado da falta de participação popular na elaboração, construção e implantação da legislação mineral para que o povo possa decidir os rumos da mineração no país. Vivemos um momento delicado na conjuntura brasileira, num cenário de aprofundamento do golpe que teve como objetivo fragilizar as organizações de esquerda e populares; entregar os bens naturais, como os nossos minérios e acabar com os direitos sociais – garantidos com muita luta e resistência do povo."

Brasil: Carta de Carajás - Por soberania popular na mineração

Por MAM
Tierra, territorio y bienes comunes

Na última quarta-feira, 14 de março, famílias que residem no entorno do Projeto Minas-Rio da Anglo American na região de Conceição do Mato Dentro deixaram suas casas com medo do rompimento da barragem de rejeitos.

Brasil: Famílias deixam suas casas com medo do rompimento da barragem de Rejeitos do Projeto Minas – Rio

Por MAM
mineria

Mais um crime envolvendo grandes mineradoras acontece em Minas Gerais e afeta a bacia do Rio Doce. Desta vez, o maior mineroduto do mundo, da empresa Anglo American, rompeu e provocou a contaminação do Ribeirão Santo Antônio no município de Santo Antônio do Grama, interrompendo o abastecimento de água para milhares de pessoas.

Brasil: Maior mineroduto do mundo rompe e causa estragos em Minas Gerais

Por MAM
renca

Na mesma semana da conformação das comissões para tratar das Medidas Provisórias sobre as novas regras para a extração mineral no País (MP 789, 790 e 791), o Governo Golpista encaminhou o Decreto 9.142/2017 que extingue a Reserva Nacional de Cobre e Associados (RENCA) localizada nos estados do Pará e Amapá.

Brasil: Temer entrega RENCA às transnacionais

Por MAM