EcoDebate

cuadro 1

"O dia 02 de agosto é o dia em que a civilização global sai do verde do superávit ambiental para entrar no vermelho do déficit ambiental", alerta José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE.

O Dia da Sobrecarga da Terra acontece cada vez mais cedo

Pesca industrial

"Os pescadores descartam uma parte de suas capturas porque as práticas de pesca danificam os peixes, os peixes são muito pequenos, a espécie está fora de época, apenas uma parte do peixe precisa ser capturada ou os pescadores pegaram espécies que não estavam visando, algo conhecido como captura acessória".

Dez milhões de toneladas de peixe desperdiçados a cada ano, apesar da diminuição dos estoques pesqueiros

Extractivismo

Estudo do Imazon mostra que entre 2012 e 2015, 237,3 mil hectares foram desmatados dentro de Unidades de Conservação (UCs) da Amazônia, causando grandes danos ambientais.

Brasil: Estudo alerta para aumento do desmatamento em UC’s da Amazônia e identifica as 50 mais desmatadas

Tierra, territorio y bienes comunes

"O Cerrado ocupa um quarto do território nacional e está localizado no coração do Brasil, abrangendo 13 estados. Apesar de sua importância para o equilíbrio ambiental, o Cerrado tem sido destruído nas últimas décadas para a expansão do agronegócio e grandes empreendimentos e mais de 50% da sua vegetação já foi desmatada".

Brasil: Campanha alerta para os impactos da destruição do Cerrado

grafico 2

A situação assustadora é que além da humanidade não conseguir cortar as emissões de carbono, a Terra assumirá o protagonismo e começar a adicionar ainda mais as emissões por conta própria.

O mundo está distante da meta de descarbonizar a economia

Economía verde

"´Financeirização da natureza´ é uma expressão nova que significa tornar financeiro tudo aquilo que deveria ser apenas econômico e socioambiental . Nem tudo o que é econômico é financeiro. Lamentavelmente, porém, tudo o que é financeiro é econômico."

O que se entende por "financeirização da natureza"? Amyra El Khalili

Minería

"O presente da biodiversidade brasileira está ameaçado, por isso não podemos permitir que ocorram outros retrocessos na legislação ambiental. Em tempos de crimes ambientais como aquele que vitimou os habitantes de Mariana e os demais situados nos 700 km do Rio Doce, não admitiremos o esquecimento nem o risco de repetição", escreve Eduardo Luís Ruppenthal, professor da rede pública estadual, biólogo e mestre em Desenvolvimento Rural pela UFRGS, em artigo publicado por EcoDebate.

Brasil: Licenciamento ambiental sob ataque severo do poder econômico

Tierra, territorio y bienes comunes

Quatro meses depois do rompimento da barragem em Mariana, a Fundação Oswaldo Cruz segue monitorando as ações de remediação e o acordo anunciado entre a Samarco, o governo federal e os governos de Minas Gerais e Espírito Santo, diretamente envolvidos na tragédia.

Brasil - Tragédia da mineração em Mariana: Pesquisador fala sobre meio ambiente e saúde das populações