EcoDebate

Desperdício de alimentos pode ser mais que o dobro do estimado

Os consumidores provavelmente estão desperdiçando muito mais comida do que se costuma acreditar, de acordo com um estudo publicado em 12 de fevereiro de 2020, na revista de acesso aberto Plos One, por Monika van den Bos Verma e colegas da Universidade e Pesquisa Wageningen, na Holanda. As estimativas amplamente usadas não explicam os efeitos da riqueza no comportamento do consumidor – e consumidores ricos desperdiçam mais comida.

Desperdício de alimentos pode ser mais que o dobro do estimado

Concentração de CO2 na atmosfera bate recorde histórico em 2019

"Tempestades, secas e queimadas em várias partes do mundo mostram que os pontos de inflexão climáticos já estão sendo ultrapassados e uma nova realidade de catástrofes ambientais deve ocorrer de Leste a Oeste e de Norte a Sul", escreve José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE.

Concentração de CO2 na atmosfera bate recorde histórico em 2019

A cana será devastadora para a Amazônia e insustentável para o planeta

A Articulação das CPT’s da Amazônia denuncia, por meio de nota, a ameaça aos biomas da Amazônia e do Pantanal contida no Decreto 10.084, assinado no dia 05 de novembro. A decisão – que passa a permitir o cultivo de cana-de-açúcar para produção de etanol nos dois biomas – é apontada como mais uma das causas de aumento da grilagem de terras e das queimadas registradas no ano de 2019.

A cana será devastadora para a Amazônia e insustentável para o planeta

Justiça Climática: casos e relatos de um mundo em reconstrução

"A questão problema que norteou essa pesquisa foi: Tem sido feita justiça climática em nível local para as comunidades mais afetadas pelas mudanças climáticas? O estudo acredita na hipótese de que ainda há muito a ser feito em relação à justiça climática no mundo, e que mesmo que hajam alguns exemplos positivos, a grande maioria das comunidades afetadas não recebe nenhum tipo de assistência nesse sentido", escreve Maria Cecília Trannin, PhD em Ecologia Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora de Geografia na Universidade Estácio de Sá no RJ e professora Adjunta do Centro de Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Justiça Climática: casos e relatos de um mundo em reconstrução

cuadro 1

"O dia 02 de agosto é o dia em que a civilização global sai do verde do superávit ambiental para entrar no vermelho do déficit ambiental", alerta José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE.

O Dia da Sobrecarga da Terra acontece cada vez mais cedo

Pesca industrial

"Os pescadores descartam uma parte de suas capturas porque as práticas de pesca danificam os peixes, os peixes são muito pequenos, a espécie está fora de época, apenas uma parte do peixe precisa ser capturada ou os pescadores pegaram espécies que não estavam visando, algo conhecido como captura acessória".

Dez milhões de toneladas de peixe desperdiçados a cada ano, apesar da diminuição dos estoques pesqueiros

Extractivismo

Estudo do Imazon mostra que entre 2012 e 2015, 237,3 mil hectares foram desmatados dentro de Unidades de Conservação (UCs) da Amazônia, causando grandes danos ambientais.

Brasil: Estudo alerta para aumento do desmatamento em UC’s da Amazônia e identifica as 50 mais desmatadas

Tierra, territorio y bienes comunes

"O Cerrado ocupa um quarto do território nacional e está localizado no coração do Brasil, abrangendo 13 estados. Apesar de sua importância para o equilíbrio ambiental, o Cerrado tem sido destruído nas últimas décadas para a expansão do agronegócio e grandes empreendimentos e mais de 50% da sua vegetação já foi desmatada".

Brasil: Campanha alerta para os impactos da destruição do Cerrado