EcoDebate

Foto: AFP

Sem reduções imediatas e profundas de emissões em todos os setores, limitar o aquecimento global a 1,5°C está fora de alcance.

Alerta do IPCC: Limitar o aquecimento global a 1,5°C pode ficar fora de alcance

Incêndios florestais devastam o solo e aquecem o planeta

A temporada de incêndios florestais de 2021 quebrou recordes em todo o mundo, deixando terras carbonizadas da Califórnia à Sibéria. O risco de incêndio está crescendo, e um relatório publicado pela ONU no mês passado alertou que os incêndios florestais estão a caminho de aumentar 50% até 2050.

Incêndios florestais devastam o solo e aquecem o planeta

Desmatamento na Amazônia Legal, Estado do Mato Grosso, imagem de 2021. Foto: Kamikia Kisedje/WWF-Brasil

O aumento do desmatamento e da conversão de matas nativas, especialmente para a produção de soja e a pecuária, tem reduzido o habitat da maioria das espécies da Amazônia e do Cerrado.

Avanço da agropecuária no Cerrado e na Amazônia reduz a biodiversidade

Supressão vegetação nativa no bioma Cerrado no ano de 2021 foi de 8.531,44 km²

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), concluiu o mapeamento da supressão vegetação nativa no bioma Cerrado, atualizado pelo novo limite do bioma definido pelo IBGE em 2019. O valor mapeado foi de 8.531,44 km2 de corte raso no período de agosto de 2020 a julho de 2021. 

Supressão vegetação nativa no bioma Cerrado no ano de 2021 foi de 8.531,44 km²

Frangos criados em um sistema industrial intensivo

Estudo pioneiro realizado em cinco países – Canadá, Brasil, Espanha, Estados Unidos e Tailândia – analisa o impacto da pecuária industrial intensiva na resistência antimicrobiana. Pesquisa indica possíveis elos da pecuária industrial intensiva e a presença de bactérias multirresistentes no PR.

Bactérias multirresistentes são encontradas em rios próximos a fazendas industriais intensivas

Conhecimento tradicional dos habitantes da Amazônia é essencial para as estratégias de conservação

Um estudo do ICTA-UAB mostra que o conhecimento ambiental local é uma ferramenta valiosa para a conservação na Amazônia, comparável a outros métodos científicos.

Conhecimento tradicional dos habitantes da Amazônia é essencial para as estratégias de conservação

Garimpo ilegal avança em Terras Indígenas e em Unidades de Conservação

Sobrevoos realizados em regiões diferentes na Amazônia mostram avanço do garimpo ilegal em Terras Indígenas e em Unidades de Conservação.

Garimpo ilegal avança em Terras Indígenas e em Unidades de Conservação

Alto Paraíso de Goiás (GO) - Área de cerrado desmatada para plantio no município de Alto Paraíso (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Cerrado perdeu quase 6 milhões de hectares de vegetação nativa entre 2010 e 2020: dos 13 estados ocupados pelo Cerrado, 11 tiveram perda de vegetação nativa no período, e quase toda essa área (98,8%) foi destinada à atividade agropecuária.

Cerrado perdeu quase 6 milhões de hectares de vegetação nativa entre 2010 e 2020