EcoDebate

Salud

O Brasil é um dos maiores produtores do mundo de milho, soja e algodão, mas também um dos maiores consumidores de agroquímicos, ou seja, fertilizantes químicos e defensivos agrícolas, os agrotóxicos.

Brasil: Nuvens de Veneno, documentário fala sobre problemática do uso de agrotóxicos

Sistema alimentario mundial

'Para quem deseja uma boa alimentação, não há saída que não envolva a preparação culinária, defende o professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) Carlos Augusto Monteiro. Ele manifesta que “você não precisa cozinhar a própria comida, alguém pode prepará-la para você, mas ela não pode basicamente ser feita pela indústria de alimentos”, argumenta Monteiro.'

Alimentos ultraprocessados impactam ambientes e pessoas

Pesca

Populações de peixes importantíssimas para a segurança alimentar da humanidade estão em declínio no mundo inteiro, e sob risco de colapso total, de acordo com um novo estudo divulgado pela Rede WWF ontem (16). O Living Blue Planet Report (“Relatório Planeta Azul Vivo”, em tradução livre) mostra que muitas das atividades que ameaçam os oceanos podem ser evitadas e que existem soluções para resolver este problema.

Em 40 anos, a biodiversidade marinha do planeta foi reduzida à metade

b1

Parlamentares, indígenas, ambientalistas e representantes do setor jurídico criticaram nesta terça-feira a forma como a Câmara dos Deputados tem lidado com os direitos de indígenas, quilombolas e outros povos tradicionais. Para os participantes de uma reunião que discutiu a PEC 215/00, que transfere para o Congresso Nacional a decisão final sobre a demarcação de terras indígenas, o atual Parlamento pode levar a um retrocesso nos direitos garantidos na Constituição de 1988.

Brasil: Parlamentares e ambientalistas criticam tratamento dado a indígenas pela Câmara

Crisis climática

"O conteúdo do livro não entra em detalhes sobre a emergência das mudanças climáticas. Em vez disso, concentra-se nos argumentos em favor da organização de um movimento de massas para a ação climática, articulando com a luta pelas mudanças no sistema econômico", escreve José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas.

Brasil: O capitalismo, a degradação ambiental e a mudança climática, segundo Naomi Klein

Tierra, territorio y bienes comunes

A sustentabilidade dos recursos hídricos passa, necessariamente, pelo componente florestal presente em cada ecossistema. “Sistemas florestais naturais são potencialmente o melhor uso do solo para a proteção dos recursos hídricos, enquanto que as práticas agrícolas tendem a alterar as características físicas, químicas e biológicas das águas”, comenta Silvio Frosini e Barros Ferraz, professor do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ).

Brasil: O papel das florestas nativas em agroecossistemas para a conservação da água

“Queremos um desenvolvimento que seja sustentável, economicamente inclusivo, socialmente justo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento”, Henrique Cortez

Brasil: a continuada devastação da Amazônia e o modelo de desenvolvimento

Na localidade de Rincão dos Dorneles verificou-se a presença de lenha de mato nativo e de espécies exóticas proveniente de seis espécimes arbóreos ilegalmente abatidos através de corte seletivo, na área de preservação permanente de um curso d’água

Brasil: novos desmatamentos são flagrados no Bioma Mata Atlântica do Rio Grande do Sul