João Pedro Stedile, do MST, recebe título de Doutor Honoris Causa pela UFJF

Idioma Portugués
País Brasil

Honraria é a mais importante concedida por universidades brasileiras e reconhece contribuição do MST ao país.

Reconhecido pela atuação em defesa dos direitos sociais e da reforma agrária, Stedile passará a compor um grupo de personalidades importantes que também já receberam a honraria, como Pepe Mujica, Lula, Milton Nascimento, Conceição Evaristo e João Goulart, Padre Julio Lancellotti e Marta Silva | Crédito: Elineudo Meira / @fotografia.75

O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Pedro Stedile recebe, no próximo dia 7 de abril, o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais. Essa é a maior honraria concedida por instituições de ensino superior (IES) públicas brasileiras e tem o objetivo de reconhecer figuras que contribuam para o desenvolvimento científico, filosófico, artístico e social do país. 

A homenagem, proposta pela Faculdade de Serviço Social, foi aprovada pelo Conselho Superior (Consu) da UFJF em setembro do ano passado e destaca a trajetória do economista e dirigente do MST. 

Reconhecido pela atuação em defesa dos direitos sociais e da reforma agrária, Stedile passará a compor um grupo de personalidades importantes que também já receberam a honraria, como Pepe Mujica, Lula, Milton Nascimento, Conceição Evaristo e João Goulart,  Padre Julio Lancellotti e Marta Silva. De acordo com a universidade, a concessão do título também se estende a todo o MST.

O MST e a UFJF

O movimento e a universidade possuem uma relação de quase 30 anos de parceria, sendo referência nacional sobre as potencialidades da atuação conjunta entre as instituições de ensino e as lutas sociais. 

Em 1999, quando Margarida Salomão (PT), atual prefeita de Juiz de Fora, era reitora da UFJF, a universidade acolheu os movimentos sociais que a realizavam a Marcha pelo Projeto Popular, organizada pela Consulta Popular, que reuniu 100 mil pessoas caminhando entre o Rio de Janeiro e Brasília para debater com a sociedade um projeto para o Brasil. 

Também foi na UFJF que surgiu o primeiro curso universitário construído em parceria com o MST, no ano de 2000, possibilitando que acampados e assentados da reforma agrária pudessem acessar a universidade. 

A parceria entre os movimentos e a universidade também se deu na proposição de iniciativas de formação política vinculadas às lutas populares, como a realização dos Cursos Realidade Brasileira (CRBs) e dos cursos de pós-graduação em Estudos Latino-Americanos.

“Sem dúvida nenhuma, esse é o papel da universidade. É romper todos os muros que ela possa ter, e não só ir até o povo, mas também deixar que o povo reconheça na universidade um espaço significativo para as suas lutas. Nessa parceria, nós nos tornamos cada vez mais aliados na luta por uma nova sociedade, onde romper o latifúndio do saber é uma tarefa muito significativa”, afirma Cristina Simões Bezerra, professora da Faculdade de Serviço Social da UFJF. 

Atualmente, a UFJF e o MST seguem desenvolvendo atividades em conjunto, como as Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária (JURA).

Serviço

Entrega do título de Doutor Honoris Causa a João Pedro Stedile

Data: 7 de abril de 2026 (terça-feira)

Horário: 19h

Local: Auditório de Estudos Sociais – Faculdade de Direito da UFJF

Editado por: Elis Almeida

Fuente: Brasil de Fato

Temas: Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades, Defensa del Territorio , Movimientos campesinos

Notas relacionadas:

Amigos de la Tierra Internacional condena el imperialismo liderado por Estados Unidos y hace un llamamiento a la paz

Amigos de la Tierra Internacional condena el imperialismo liderado por Estados Unidos y hace un llamamiento a la paz

A 147 años de la “Campaña del Desierto”: la masacre sistemática y el genocidio territorial contra los Pueblos Originarios en Argentina

A 147 años de la “Campaña del Desierto”: la masacre sistemática y el genocidio territorial contra los Pueblos Originarios en Argentina

Ley de glaciares: sé parte de la demanda colectiva para defender el agua

Ley de glaciares: sé parte de la demanda colectiva para defender el agua

Salmoneras en áreas protegidas de Chile: el 30 por ciento de sus infracciones ambientales ocurrió en parques y reservas nacionales

Salmoneras en áreas protegidas de Chile: el 30 por ciento de sus infracciones ambientales ocurrió en parques y reservas nacionales

Comentarios