MST retoma marcha interrompida em Eldorado do Carajás após 30 anos do massacre

Acampamento Pedagógico da Juventude Sem Terra em 2016, realiza intervenção em Memória a Eldorado do Carajás. Foto: MST Pará

Com a previsão de 3 mil participantes, marcha sairá de Curionópolis até Eldorado do Carajás (PA).

Neste mês de abril de 2026, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) irá realizar uma importante marcha com o trajeto entre de Curionópolis até Eldorado do Carajás, no Pará. Com a previsão de participação de 3 mil militantes, a marcha terá como lema: “A voz pela Vida calará a ambição! Por Reforma Agrária Popular e em memória dos 30 anos do Massacre de Eldorado do Carajás”, e dará continuidade ao sonho da realização da Reforma Agrária no Brasil.

No marco dos 30 anos do Massacre de Eldorado do Carajás, a mobilização retoma a continuidade da marcha que foi interrompida na PA-150, no dia 17 de abril de 1996, em memória aos mártires da luta pela terra.

"Não é só pela memória, ainda que o tempo histórico atual exige, que aqueles e aquelas que seguem vivos, levem a memória dos que tombaram, mas é sobretudo, uma mobilização que reafirma o sonho de que a Reforma Agrária é necessária no Brasil, enfatiza Ayala Ferreira, da direção nacional do MST.

Além da marcha, desde a Curva do S, cenário em que foi derramado o sangue dos mártires da luta pela terra em Carajás, este também será o local demarcado pela realização do 20° Acampamento Pedagógico da Juventude Sem Terra Oziel Alves Pereira mobilizando mais de 500 jovens da região. Como parte da programação do acampamento, será realizada a reconstrução do monumento em memória aos 21 lutadores, que tiveram suas vidas ceifadas no fatídico 17 de abril de 1996.

No dia 17 de abril, Dia Internacional da Luta Camponesa, também acontece um Ato Político que culminará na chegada da marcha em memória aos mártires da luta pela terra e o lançamento da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA), organizada pelo setor de Educação do MST.

Fuente:  Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Temas: Criminalización de la protesta social / Derechos humanos, Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades, Tierra, territorio y bienes comunes

Notas relacionadas:

Acampamento Pedagógico da Juventude Sem Terra em 2016, realiza intervenção em Memória a Eldorado do Carajás. Foto: MST Pará

MST retoma marcha interrompida em Eldorado do Carajás após 30 anos do massacre

Brasil a 62 años del Golpe de Estado: lucha por memoria y verdad

Brasil a 62 años del Golpe de Estado: lucha por memoria y verdad

Acampamento Pedagógico da Juventude, realizado em 2016, no local do massacre de Eldorado do Carajás. Foto: Crédito: Marcelo Cruz

Massacre de Eldorado do Carajás completa 30 anos como símbolo de resistência na luta pela terra

Denuncian persecución de liderazgos sociales en La Salina

Denuncian persecución de liderazgos sociales en La Salina

Comentarios