Missão Sementes de Solidariedade reafirma legado de Frei Sérgio Görgen

Idioma Portugués
País Brasil
O Convento São Boaventura, em Daltro Filho (RS), recebeu organizações populares, movimentos sociais, pastorais e entidades na quinta-feira (16) | Crédito: Cedric Hückstädt

"Ruiz lembrou que a própria realização da reunião já era um desejo compartilhado com o frade ainda em vida: avaliar a caminhada, recolher aprendizados, socializar as ações em curso e refletir sobre a conjuntura climática que segue desafiando os territórios".

No silêncio atravessado pelo verde do interior de Imigrante (RS), o Convento São Boaventura tornou-se, na última quinta-feira (16), mais do que espaço de encontro: foi território de memória, compromisso e continuidade. Ali, organizações populares, movimentos sociais, pastorais e entidades reuniram-se para a avaliação da prestação de contas da  Missão Sementes de Solidariedade – uma das mais expressivas ações de apoio aos camponeses atingidos pelas  enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul entre 2023 e 2024.

A atividade, marcada por reencontros e partilhas, teve como centro não apenas os números da campanha, mas o legado de  Frei Sérgio Görgen, idealizador da Missão, falecido recentemente e sepultado no cemitério do próprio convento.

Em sua memória, foi realizado um ato simbólico carregado de emoção: duas camisetas utilizadas por Frei Sérgio – transformadas em símbolo de luta e compromisso – foram entregues para a guarda da Cáritas RS e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), reafirmando o compromisso coletivo de manter viva sua presença nas lutas populares. Canções interpretadas por Antônio Gringo e Regina Wirtti e depoimentos de amigos e companheiros de luta completaram o memorial.

Transparência, solidariedade e compromisso coletivo

Representando a Cáritas RS, Jacira Ruiz destacou que o encontro foi, antes de tudo, um momento de reencontro humano e político. “O principal propósito da atividade foi nos reencontrar e abraçar, após dois meses da partida definitiva daquele que nos reuniu na Missão Sementes de Solidariedade, nosso amado Frei Sérgio.”

Ruiz lembrou que a própria realização da reunião já era um desejo compartilhado com o frade ainda em vida: avaliar a caminhada, recolher aprendizados, socializar as ações em curso e refletir sobre a conjuntura climática que segue desafiando os territórios.

Na ocasião, a Cáritas apresentou a prestação de contas da campanha, conduzida com acompanhamento do comitê gestor da Missão. Os dados revelam a dimensão concreta da solidariedade: entre 2023 e 2026, 92% dos recursos arrecadados – um total de R$ 1.622.616,83 – foram aplicados diretamente na  aquisição de sementes e mudas, fortalecendo a retomada produtiva de famílias camponesas atingidas.

“A informação e a transparência são princípios que viemos pondo em prática”, afirmou ela, sublinhando que a condução coletiva sempre foi marca da Missão. Embora a campanha de arrecadação tenha sido encerrada, ela enfatizou que a articulação segue viva: “Este coletivo permanece ativo, uns apoiando os outros nas lutas que seguem”.

Representantes do MPA compartilharam o convite para seu encontro nacional, que acontece em maio, em Brasília | Crédito: Corbari | Crédito: Corbari – BdF

Esperança que germina no chão da realidade

Para Maurício Queiroz, da Comissão Pastoral da Terra (CPT-RS), o encontro reafirmou o caráter histórico da iniciativa. “Com toda a certeza a Missão Sementes de Solidariedade foi a ação mais importante de solidariedade dos últimos tempos para com os camponeses mais pobres atingidos pelas enchentes.”

Ele recordou as palavras de Frei Sérgio, que sintetizavam a essência da proposta: “É claro que este kit de sementes e mudas não resolve o problema, mas fortalece a esperança. E com a esperança fortalecida o povo se levanta com mais força e vai à luta”.

Mais do que a distribuição de insumos, Queiroz destacou que o diferencial da Missão foi sua presença concreta nos territórios: “O destaque mais importante foi a presença solidária lá no chão da realidade destas famílias”.

Essa presença, construída por uma rede de mais de 20 organizações, segue sendo, segundo ele, o principal legado a ser preservado. “Uma articulação viva, capaz de responder às crises e de sustentar processos de resistência e reconstrução.”

Memória que se transforma em compromisso

Durante a homenagem, Maurício e Jacira receberam, em nome da CPT-RS e da Cáritas, duas camisetas de Frei Sérgio e uma fotografia, entregues pelo instituto recém criado, que recebeu o nome do frade e a tarefa de perpetuar sua obra e seu legado de luta. Os objetos não são apenas lembranças: tornam-se compromisso político e espiritual.

“Assumimos a responsabilidade de manter viva sua memória”, afirmou Queiroz. Frei Sérgio foi lembrado como presença constante na organização da  Romaria da Terra, como formador e conselheiro da CPT, como admirador e incentivador da missão Cáritas, “deixa um legado que ultrapassa sua ausência física, sua trajetória permanece inscrita nas sementes lançadas, nas redes construídas e nas lutas que continuam a brotar”.

Na avaliação dos participantes, a reunião em Daltro Filho não foi um encerramento, mas uma travessia. Entre números e memórias, abraços e compromissos, reafirmou-se que a solidariedade não é episódio, mas processo. E como nas palavras do próprio  Frei Sérgio, evocadas no encontro, a esperança – quando cultivada coletivamente – não apenas resiste: ela germina, cresce e levanta o povo para seguir lutando.

Fonte:  Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)

Temas: Movimientos campesinos

Notas relacionadas:

Pueblos originarios y campesinos movilizados ante la amenaza de un retroceso democrático

Pueblos originarios y campesinos movilizados ante la amenaza de un retroceso democrático

Reunião entre MST e Cooperlol. Foto: Filipe Augusto Peres

União entre recicladores e MST transforma resíduos orgânicos em adubo

La Agenda de Acción Política Común de  Nyéléni ¡ya está disponible!

La Agenda de Acción Política Común de Nyéléni ¡ya está disponible!

Con la Jurisdicción Agraria avanza la justicia social en Colombia

Con la Jurisdicción Agraria avanza la justicia social en Colombia

Comentarios